MENU

BUSCA

Pátio Belém promove a saúde de pessoas na melhor idade

Com encontros três vezes por semana, o Projeto 60+ incentiva a movimentação e o convívio social

Izabelle Araújo

Quando se pensa na rotina de uma pessoa idosa atualmente, vêm à cabeça muitas outras imagens além daquelas que eram associadas a esse indivíduo no passado, como muito tempo em frente à televisão, idas à farmácia, ao supermercado e ao banco e visitas da família.

Com o avanço da ciência e a maior conscientização sobre a importância das atividades físicas e da socialização, é possível ver idosos mais ativos e joviais, trabalhando, se exercitando, viajando e passando tempo com os amigos. Por acreditar que esse novo estilo de vida combina e muito com a pessoa idosa, o Shopping Pátio Belém desenvolve o Projeto 60+, disponibilizando uma série de atividades físicas e cognitivas para pessoas a partir dos 60 anos, nas dependências do shopping.

O projeto existe há 16 anos e tinha o nome de Ativa Idade. Com a pandemia da covid-19, as atividades foram interrompidas, porém retornaram em setembro do ano passado, com um novo nome (Projeto 60+) e encontros às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, no 3º piso do shopping.

Cerca de 50 pessoas são assíduas nas atividades, como conta a professora de educação física Roselene Gonçalves, que coordena o grupo. “Acho incrível como esse tipo de atividade muda a perspectiva de vida do idoso. No grupo temos algumas pessoas que se recuperam após ter sofrido um AVC, passado por cirurgias e cardiopatias e estão lá se empenhando para ter qualidade de vida. Isso me motiva muito”, conta Rosilene.

As aulas consistem em exercícios de alongamento, de força e de treino da coordenação motora e da cognição. “Exercitamos os lados físico, mental e também social. Tudo isso ajuda a trabalhar o encéfalo no geral, para que a pessoa mantenha ou recupere a atividade cerebral, que vai mudando com o avanço da idade”, explica a professora.

A aposentada Rayzinha Mattos, de 80 anos, foi uma das primeiras a apostar no projeto, há 16 anos, e tem o Shopping Pátio Belém como sua “segunda casa”. “Eu estava em depressão após o falecimento da minha mãe quando vi o poster anunciando as aulas e resolvi me inscrever. O projeto mudou a minha vida, não me vejo hoje sem ele”, ela lembra.

Além de mais saúde e novas amizades, Rayzinha conta que o 60+ tornou possível que ela se arriscasse na carreira de atriz. “Lá foi meu pontapé inicial para ser figurante em comerciais. Já trabalhei em vários”, relata orgulhosa.

Nos dias do projeto, os idosos também têm comemorações como Dia da Mulher, Dia das Mães, e se organizam para fazer também atividades externas, como passeios e viagens. A expectativa de Dona Rayzinha é pela próxima viagem com o grupo, no final do mês, com destino a Castanhal.

Serviço:

As inscrições para o Projeto 60+ podem ser feitas no 3º piso do Pátio Belém (área do Fraldário). Os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de vacinação contra a covid-19 e a gripe, além de laudo médico mostrando que estão aptos a fazer atividades físicas. A taxa de inscrição custa R$ 35 e a mensalidade do projeto é R$ 30.

Clique aqui para conhecer mais serviços do Shopping Pátio Belém.

Pátio Belém