MENU

BUSCA

Ocb

Identidade cooperativista: conheça os sete princípios do cooperativismo

Entenda como essas premissas são fundamentais para os negócios

Marina Pereira

Quem se depara pela primeira vez com os conceitos cooperativistas pode até achar estar diante de algo novo, dado a atualidade de seus ideais. Mas a história do cooperativismo é antiga e remonta aos tempos da Revolução Industrial, quando 28 tecelões de Rochdale, na Inglaterra, fundaram a primeira cooperativa dos tempos modernos: a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, essa cooperativa de consumo foi criada com base naqueles que se tornariam os sete princípios do cooperativismo.

Atualmente, as cooperativas estão presentes em 150 países. Elas empregam 280 milhões de pessoas em todo o mundo. Isso significa uma faixa de 10% da população do mercado formal.

De acordo com o gerente de desenvolvimento em cooperativas do Sistema OCB/ Pará, Diego Andrade, essas premissas são fundamentais para o bom desempenho dos negócios dos cooperados.

“Essas premissas são responsáveis pelo grau de importância e prestígio deste sistema capaz de promover o desenvolvimento econômico, social, político e cultural de maneira equitativa e democrática”, explicou.

VEJA MAIS 

Para o presidente do Sistema OCB/ Pará, Ernandes Raiol da Silva, o Programa de Identidade agrega segurança não somente aos negócios dos cooperados, mas aos dirigentes e quem se relaciona com a cooperativa.

“O Programa de Identidade é o cartão de visita das ações desenvolvidas junto às cooperativas. É a primeira ação que fazemos, para que possamos ter o T0 (t zero), mensurar o grau de evolução e desenvolvimento da cooperativa e assim fazer o cooperativismo paraense cada vez mais forte, relevante e capaz transformar a vida dos cooperados e colaboradores das cooperativas, assim como da comunidade que está ao seu entorno”, ressaltou. 

Para entender mais, clique aqui. 

Ocb