MENU

BUSCA

Belém ganha projeto com conceito 'prédio verde'

Integração com a natureza e soluções sustentáveis são tendências no mercado imobiliário

Fabrício Queiroz

A sustentabilidade se tornou hoje uma demanda em todas as áreas. No mercado imobiliário, as exigências por imóveis alinhados a um compromisso ambiental tem levado ao surgimento de inovações que são incorporadas em projetos mais modernos, com mais conforto e funcionalidades.O conceito de prédio verde já é uma realidade no mundo todo que atrai os clientes mais exigentes.

Para o arquiteto Ricardo Wanderley, esse tipo de empreendimento representam uma tendência importante que traz benefícios para os seus moradores e a sociedade. “Eles diminuem o impacto ao meio ambiente com técnicas e soluções para o uso racional dos recursos naturais, além do aproveitamento destes recursos para ganhos econômicos”.

Diante dessa demanda, a Leal Moreira lançou recentemente um novo empreendimento com uma série de diferenciais no quesito sustentabilidade para Belém. O Torre Noir demonstra logo na parte externa que veio para ser uma referência de prédio verde. A fachada tem floreiras espalhadas em todos os andares da torre integrando a natureza com o projeto. Além disso, os vidros semirefletivos compõem um visual moderno que contribui para o isolamento térmico, a proteção solar e menor consumo de energia.

No dia a dia do imóvel, a sustentabilidade também se fará presente com o uso de diferentes técnicas e soluções que garantem a proteção do meio ambiente aliado a economia. Entre esses recursos estão: os painéis solares que gerarão energia para a área condominial, o reaproveitamento das águas da chuva, o acionamento de luminárias nas áreas comuns com sensores de presença, as lâmpadas em LED que são mais eficientes, além da coleta seletiva de resíduos.

Para Ricardo Wanderley, arquiteto responsável pelo projeto do Torre Noir, essas características representam, sobretudo, melhor qualidade de vida para os moradores do empreendimento. “O Torre Noir proporciona a interação dos moradores com a natureza, com o verde. A sensação de bem-estar e o conforto que o verde trás. Sentir a praça Batista Campos dentro de casa e sentir que seu lar faz parte dessa natureza”, destaca.

O arquiteto acrescenta ainda que esses atributos têm íntima relação com as particularidades do bairro de Batista Campos, reconhecido pelas ruas arborizadas, a grande variedade de comércios e serviços e, claro, a icônica praça. “A localização inspirou muito o conceito de sustentabilidade do empreendimento, pois permite a interação com o verde e a natureza da praça e do bairro como um todo. O Torre Noir, com suas características, vem fazer parte da paisagem urbana em sintonia com essa região”, pontua Ricardo Wanderley.

A vista para a praça, inclusive, é outro grande atrativo do Torre Noir que é envolvido por toda a ambiência do bairro, acrescentando ao local ainda mais charme e beleza. Para conhecer mais sobre esse empreendimento verde, clique aqui.

Leal Moreira