MENU

BUSCA

Entenda a importância do acompanhamento odontológico desde a infância

Assistência de um odontopediatra é fundamental para prevenir diversos problemas dentários

Ana Paula Gama

O acompanhamento odontológico desde a primeira infância garante que os primeiros dentes da criança permaneçam saudáveis, livres de cárie e outras doenças dentárias. Segundo recomendações da Associação Brasileira de Odontopediatria, a primeira consulta com o odontopediatra deve ser realizada antes de nascer o primeiro dente, o que geralmente ocorre entre 6 e 12 meses de idade.

De acordo com a odontopediatra Gyselle Ribeiro, com esse tipo de assistência, o profissional acompanha o crescimento e desenvolvimento craniofacial, orienta sobre os hábitos como uso de chupeta e mamadeira, além de realizar a manutenção da saúde bucal e prevenir doenças.

“As orientações devem ser feitas de forma individualizada, levando em consideração hábitos e rotinas familiar. A doença bucal mais comum na criança é a cárie dental. Nos adolescentes, adultos e idosos é a doença periodontal. Tanto a cárie quanto a doença periodontal podem ser evitadas com educação em saúde bucal”, explica a dentista.

VEJA MAIS

“O odontopediatra avalia e orienta as questões da cárie dental. Nesta fase também é possível fazer o diagnóstico precoce de falhas e, em alguns casos, já iniciar uma intervenção ou prever o momento mais adequado, evitando tratamentos mais difíceis e complexos”, finaliza Gyselle Ribeiro.

 

Labo Dental