MENU

BUSCA

Rede de apoio é fundamental para combater a depressão

Família, amigos e profissionais ajudam no tratamento da doença

Lorena Saraiva

Desânimo, incapacidade de sentir alegria, ansiedade e angústia são sintomas de depressão e o surgimento de alguns deve ser um sinal de alerta e busca de ajuda profissional.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge cerca de 5% da população global e uma rede de apoio é essencial para enfrentar o transtorno. O psicólogo Carol Costa, do Sistema Hapvida - do Grupo Hapvida NDI, detalha sobre a função e importância desse apoio.

 “É muito importante saber a quem recorrer e, neste momento, a rede de apoio é fundamental. A família precisa estar engajada. Muitas vezes, a pessoa que está passando por isso não percebe, mas quem está próximo percebe, por isso a importância de ter um momento que se fale disso, desta tristeza, deste movimento de finitude, que, muitas vezes, deixa de ser um momento e vai realmente as vias de fato”, ressalta.

 A rede de apoio ajuda o paciente a manter e não desistir do tratamento, pois podem ocorrer situações de recaída e, durante as crises, ela auxilia e avisa aos profissionais envolvidos, para a realização das medidas necessárias.

Ele lembra que além da família, a rede de apoio é formada por pessoas de convívio mais próximo como os amigos e os especialistas, que têm formação capacitada para auxiliar durante todo o processo. Para ele, o atendimento com intervenção medicamentosa também é uma forma de rede de apoio. “Busque sempre profissionais capacitados que estão prontos para lhe ajudar nos momentos difíceis”, finaliza o psicólogo

 

Hapvida