MENU

BUSCA

Gengivites: saiba como tratar

Rotina de higienização bucal é a melhor forma prevenção da doença

Lorena Saraiva

As gengivites são inflamações no tecido da boca e geralmente são provocadas pelo descuido com a higienização bucal. O dentista Matheus Sebe, do Hapvida Interodonto, explica sobre a doença e os tipos de tratamento mais indicados.

Coloração avermelhada na borda gengival, surgimento de tártaros e placas, mau hálito e sangramentos durante o uso do fio dental ou durante a escovação são os principais sintomas da gengivite.

O dentista alerta que, ao surgimento de qualquer sintoma acima, a indicação é procurar um especialista para avaliar o quadro. Ele detalha que o primeiro passo do tratamento é a mudança na escovação, para que ela se torne mais eficiente e a doença seja tratada em casa.

 Os enxaguantes bucais são alternativas complementares de tratamento. Os mais recomendados são aqueles que possuem gluconato de clorexidina - componente antibactericida para auxiliar na remoção das bactérias que causam as inflamações nos tecidos gengivais.

Mateus alerta ainda que o uso de medicamentos com esse componente deve ser realizado apenas para o tratamento prescrito pelo dentista, pois a utilização contínua pode apresentar malefícios para a saúde.


 Para a rotina de higienização bucal, os enxaguantes sem álcool são os mais indicados. O dentista finaliza lembrando que a prevenção é o melhor tratamento, por isso a visita ao consultório deve ser realizada no intervalo de seis meses ou logo após o aparecimento de sintomas para o início imediato dos procedimentos adequados.

Hapvida