MENU

BUSCA

Entenda como alcançar os primeiros lugares no vestibular

Para conquistar bons resultados nos processos seletivos, é necessário muita leitura e revisão dos conteúdos

A aprovação em primeiro lugar no vestibular é uma conquista que marca a vida de um estudante, principalmente por ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. Por isso, é importante adotar práticas que ajudem a alcançar o melhor resultado, como leitura, redação e revisão dos conteúdos disponibilizados em sala de aula.

Em 2021, o universitário Victor Hugo Bartocci foi aprovado em primeiro lugar no vestibular para o curso de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). O jovem revela que o hábito de fazer provas dos vestibulares anteriores contribui para os seus resultados.

“Não há técnica secreta, magia ou pacto que substitua treinamento intenso. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é como uma maratona: são cinco provas (4 objetivas e 1 redação) que testam diferentes habilidades, há um grande desgaste físico e mental", afirma. 

De acordo com ele, uma boa forma de treinar é fazer as provas anteriores e também de outros vestibulares, como Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Academia da Força Aérea (AFA). 

"Além disso, ler bastante, fazer redações e pedir para alguém corrigi-las”, completa Victor, que optou em cursar medicina na Universidade de São Paulo (USP).

O universitário estudou no Colégio Ideal do 9º ano ao convênio e explica que, após chegar da escola, estudava de duas a quatro horas por dia e dedicava o resto do tempo para momentos de lazer, que envolviam jogos de computador com os amigos. Além disso, ele destaca que, no ano do vestibular, gostaria de ter praticado exercício físico, pois esse hábito reduz o estresse do cotidiano, sendo necessário para a preparação do vestibular.

“Tempo para lazer e socialização é fundamental para manter o cérebro funcionando. Dormir de sete a oito horas por dia também é, mas eu não seguia muito essa parte”, relembra Victor.

VEJA MAIS

Para saber mais sobre preparação para o vestibular, clique aqui.

Grupo Ideal