MENU

BUSCA

Por que a formação humanizada é tão importante?

Humanização é importante para despertar o senso crítico dos estudantes

Ana Paula Gama

A formação humanizada trata-se de desenvolver habilidades nos jovens que vão além do conhecimento técnico e científico. No ensino superior, essas competências incluem senso crítico, reflexivo e humanístico na atuação da profissão.

De acordo Yonah Leda Vieira Figueira, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Fibra, no caso dos estudantes da área da saúde, é necessário que eles aprendam a analisar o contexto social, emocional e comportamental dos pacientes.

“Para isso, durante toda a sua formação, o mesmo participa de ações de atenção à saúde e de atividades educacionais ofertadas à comunidade. É importante prepará-los para terem mais empatia com os problemas de paciente, aprenderem a ouvir as queixas e terem o olhar de forma integralizada da necessidade do paciente”, explica a docente.

Yona Leda ressalta que com a formação humanizada o profissional consegue criar o seu próprio núcleo de pacientes e se firmar no mercado de trabalho, além de ter um olhar mais humano.

“Assim, acreditamos que uma atuação com mais empatia lhe ajudará a criar seu próprio núcleo de pacientes e a se firmar no mercado de trabalho. Atualmente, as profissões estão com uma característica muito mercadológica, prezando pela quantidade e não pela qualidade", pontua a coordenadora.

VEJA MAIS

Durante os atendimentos na comunidade, os estudantes de nutrição fazem atendimento nutricional, realização de exames como a bioimpedância, oficinas de culinária e palestras nutricionais educativas. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços oferecidos pela Fibra.

Fibra