MENU

BUSCA

Fecomércio Pará participa de evento de entrega da agenda institucional do Sistema Comércio

Evento aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília

Conteúdo sob responsabilidade do anunciante

O Presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac/PA, Sebastião de Oliveira Campos, acompanhado do diretor financeiro da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio PA), Pedro Nasser; diretor de turismo,  Paulo Pinheiro; assessora econômica, Lúcia Cristina Lisboa, além dos diretores regionais do Sesc e do Senac no Pará, Marcos Cezar Pinho e Vânia Vicentini, participou no dia 14 de março da cerimônia de entrega da agenda institucional do Sistema Comércio.

O evento foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília e marcou a entrega do documento para as autoridades dos poderes da república, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e reuniu representantes de todas as Federações do País. No total, 27 federações entregaram os documentos para representantes do Governo Federal e os parlamentares dos seus respectivos estados.

Entre os mais de 800 participantes, estiveram presentes o presidente da CNC, José Roberto Tadros; presidentes e diretores das Federações do Comércio de todo o Brasil, o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, 115 parlamentares do Congresso Nacional, entre eles o senador paraense Zequinha Marinho e os deputados Joaquim Passarinho, delegado Caveira, Airton Faleiro, Raimundo Santos e Antônio Doido, além de empresários e lideranças sindicais.

VEJA MAIS

Orquestra Jovem Sesc Pará realiza concerto com maestro internacional
Apresentação tem entrada gratuita e será realizada no dia 22 de março, no Theatro da Paz

Na cerimônia foram debatidas as necessidades e prioridades do setor do comércio em todo País. Cada Federação do Comércio entregou aos parlamentares de sua região um documento onde se apresentam reivindicações ligadas ao setor. A intenção é conduzir políticas públicas voltadas para o comércio de bens, serviços e turismo. 

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou no evento que o governo federal prevê a instituição de alíquotas diferenciadas na reforma tributária, em discussão na Câmara dos Deputados.

As sugestões apresentadas pela agenda institucional são congregadas em macrotemas: legislações tributária, empresarial, trabalhista, sindical e ambiental; macroeconomia; comércio exterior e infraestrutura; poder público; educação e bem-estar social. Em relação à legislação tributária, por exemplo, a CNC defende a manutenção do atual nível da carga tributária, em 33,9% do PIB, como teto para arrecadação de impostos, considerando o nível de renda per capita médio do brasileiro e a evolução do PIB.

Quanto ao contexto macroeconômico, a agenda reforça a importância do controle da inflação, defendendo que a estabilidade monetária, perseguida com sucesso nas últimas décadas, representa uma conquista inegociável da sociedade que precisa ser preservada sob pena de comprometer o crescimento sustentável no médio prazo.

O documento nacional, as agendas estaduais, do distrito federal e dos setores de comércio, serviços e turismo estão disponíveis no site agendadocomercio.org.br.

Fecomércio