MENU

BUSCA

Inteligência emocional: o que é, qual a importância e como desenvolver

Habilidade é fundamental para alcançar sucesso em diversos aspectos da vida

Ana Paula Gama

A inteligência emocional é uma habilidade que permite um bom gerenciamento dos sentimentos, permitindo que a emoção correta seja usada na hora e intensidade adequadas. Ela é composta por dois grandes pilares, são eles: competências emocionais pessoais e competências emocionais sociais.

As competências emocionais pessoais tratam-se da forma como as pessoas se conectam com elas mesmas e das emoções que trazem dentro delas. É válido ressaltar que cada emoção gera um comportamento e uma atitude diferente.

Já as competências emocionais sociais, representam a capacidade de se conectar com um terceiro, com os outros e conseguir absorver o melhor de cada relação, seja em momentos felizes ou dolorosos.

O desenvolvimento da inteligência emocional é importante e deve ocorrer diariamente, pois os seres humanos experimentam diferentes emoções em todos os momentos.

VEJA MAIS

4. Conheça os seus limites: é importante conhecer e respeitar os seus limites. Dessa maneira, é possível proteger a saúde emocional, deixando de fazer aquilo que poderia causar algum mal ou trauma;

5. Seja resiliente: as situações difíceis sempre vão aparecer, porém o que diferencia as pessoas uma das outras é a maneira como encaram essas situações.  A resiliência trata-se de ter a capacidade de absorver os desafios do dia a dia.

Com o Método CIS, é possível desenvolver a inteligência emocional, conquistar o sucesso e alcançar metas. Para saber mais, clique aqui.

 

Febracis