MENU

BUSCA

Estratégia de desenvolvimento social leva qualidade de vida para Canaã dos Carajás

Município do sudeste paraense avança com melhorias nas áreas do empreendedorismo, saúde, assistência social e urbanização

Fabrício Queiroz, com informações da Assessoria

Uma proposta diferenciada de gestão tem feito o município de Canaã dos Carajás despontar como referência local e nacional. Os projetos em desenvolvimento na localidade visam melhorias a longo prazo, que favorecem a população e o setor produtivo da região, um dos mais importantes para a economia do estado do Pará.

Uma das iniciativas foi o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS), criado na gestão anterior e reforçada na gestão atual, e que recebe o aporte de 5% da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) recebida pelo município. Já foram cerca de R$ 8,4 milhões investidos pelo fundo em financiamentos a juros baixos para empreendedores em negócios rurais e urbanos. Os recursos são aplicados em mecanização de propriedades rurais, investimento em maquinário e infraestrutura, auxílio a empresas durante a pandemia, entre outros.

No total, 155 projetos já foram contemplados pelo FMDS. Entre eles está o de Diego Barbosa, empreendedor que obteve o financiamento de 80% para aquisição de uma máquina de corte a laser utilizada na produção de móveis planejados. “Com esse equipamento, vamos contratar mais gente e produzir mais”, diz o empresário, que espera dobrar a produção em sua marcenaria.

Outra área estratégica é a saúde. Recentemente, um evento promovido pelo Ministério da Saúde apontou Canaã dos Carajás como uma das três melhores experiências de organização da atenção primária no país. Além disso, o município investe para melhorar os atendimentos de urgência e emergência com a implantação de um Hospital Regional, cujo projeto já está aprovado. A ideia é que a unidade seja integrada a uma instituição de ensino superior, com oferta de cursos na área da saúde, como Medicina.

VEJA MAIS

“Eu não tinha planos pra melhorar de casa. Moro numa casa de madeira. Aí o pessoal do CRAS me avisou sobre o programa. Fiz o cadastro e fui aprovado. Em 15 dias vou estar de casa nova. É a realização de um sonho”, afirma o ajudante de pedreiro, que faz parte das 382 famílias já contempladas pelo programa.

De acordo Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás, “o município está em um ponto de inflexão para um grande crescimento sustentável que pode tornar Canaã a melhor cidade do país para se viver”, garante a gestora, que ressalta ainda a importância de um grande pacote de investimentos para a drenagem e asfaltamento de vias na zona rural e urbana, no valor de R$ 209 milhões.

Para saber mais sobre o processo de desenvolvimento do município de Canaã dos Carajás clique aqui.

Conteúdo de Marca