MENU

BUSCA

Conheça projetos que ajudam a diminuir o consumo de energia

Ações de eficiência energética da Equatorial Energia beneficiam a população em todo o estado do Pará

Fabrício Queiroz

A energia elétrica traz muitas facilidades e conforto para o cotidiano de uma casa. É difícil imaginar o dia a dia sem esse recurso tão essencial, que por isso precisa ser administrado com responsabilidade para promover ainda mais qualidade de vida. Essa é a ideia por trás do conceito de eficiência energética, que busca estimular o uso racional e com menos desperdício.

Willian Melo, engenheiro responsável pela área de eficiência energética da Equatorial Energia, explica que a concessionária conta com uma plataforma de benefícios com diversos projetos que tem o objetivo de incentivar a utilização racional da energia elétrica. “No programa de Eficiência Energética o maior propósito é levar o consumo consciente aos clientes e diminuir o consumo de energia elétrica. Até porque não é interessante você ter uma conta que você não possa pagar, então trabalhamos em diversas frentes, principalmente com a população de baixa renda, levando a parte educacional ou ações como a troca de equipamentos”.

Uma das iniciativas é o E+ Geladeira Nova em que a Equatorial custeia a substituição de geladeiras e lâmpadas de clientes de baixa renda selecionados por meio de cadastro ou sorteio. “A gente recolhe a geladeira antiga, que já não tem a mesma eficiência, e doamos uma nova, com selo Procel do tipo A, que proporciona uma economia de até 40% na conta”, diz o engenheiro. No último ano, a concessionária realizou a troca de 3.100 equipamentos em cerca de 20 municípios paraenses. Em 2022, a meta é alcançar 3.500 consumidores.

No mesmo sentido, o E+ Economia promove a orientação sobre o uso sustentável da energia elétrica, além de possibilitar a troca de instalações elétricas e de geladeiras e lâmpadas ineficientes, cujo uso impacta no orçamento doméstico. Willian Melo aponta que um dos principais benefícios do E+ Economia é o aumento da segurança nas residências de famílias de baixa renda, onde é comum encontrar instalações irregulares com desperdício e grandes riscos de acidentes.

VEJA MAIS

Consumidores residenciais também podem se beneficiar do projeto E+ Bônus para você, que permite a aquisição de equipamentos novos de televisão, ar-condicionado, ventilador e geladeira com desconto de 50% sobre o valor. O projeto está sendo executado na Região Metropolitana de Belém e deve durar até a empresa alcançar a meta de 5.100 clientes atendidos.

Willian Melo esclarece que a troca é necessária para que os produtos antigos saiam de circulação e recebam o tratamento de descarte ambiental correto. “Nós selecionamos aqueles equipamentos que são bastante utilizados e, por isso, podem ser considerados ‘vilões’ da conta de energia. A ideia do projeto é trocar porque assim o cliente deixa de usar um equipamento velho que está consumindo muito e leva um produto com selo Procel e tipo A em eficiência, que vai trazer uma maior economia”, destaca.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Equatorial Energia voltado ao estímulo à eficiência energética entre a comunidade, clique aqui.

Equatorial