MENU

BUSCA

Colégio Marista prepara alunos para o novo ensino médio

Mudanças são inovadoras e estão alinhadas à nova legislação educacional

O novo ensino médio já está em vigor em 2022 e, por isso, instituições de ensino começaram o período de adaptação dos alunos. Em Belém, o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré já está implantando as mudanças, com novos percursos de aprendizagem.

De acordo com a coordenadora do ensino médio do Marista, Patrícia Picanço, essas transformações buscam alterar a estrutura do ensino médio para valorizar o diálogo, o projeto de vida dos estudantes e a flexibilização do currículo.

“Em 2022, inicia-se o processo de implantação da nova estrutura, que prevê a ampliação da carga horária para 1.400 horas anuais e uma nova arquitetura curricular do novo ensino médio. As alterações são estruturadas com base na Lei 13.415/2017, que instituiu a reforma e alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio, atualizadas por meio da Resolução nº3, de 21 de novembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação”, explica a profissional.

Mudanças no Colégio Marista

Atenta aos pressupostos da formação continuada e às percepções dos estudantes, a Rede Marista, por meio dos gestores educacionais, está qualificando e potencializando ainda mais as práticas de preparação do corpo docente da instituição.

Para a coordenadora, as mudanças no ensino médio não se restringem à organização da estrutura do currículo e ampliação de carga horária. “Trata-se de uma mudança de paradigma que envolve novas concepções de ensino e de aprendizagem, privilegiando o desenvolvimento de habilidades e competências gerais, o cuidado com o projeto de vida e o desenvolvimento socioemocional, o trabalho e a escolha dos estudantes”, destaca Patrícia Picanço.

Práticas educacionais

Com a implementação do novo ensino médio, os professores do Colégio Marista são incentivados e orientados a desenvolver suas práticas educacionais pautadas no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que já vem ocorrendo em toda a rede Marista desde a homologação da BNCC em dezembro de 2017.

Novos percursos formativos

Segundo a profissional, a estrutura curricular do novo ensino médio, que inicia o processo de implementação da nova arquitetura, deve traduzir a proposta da oferta dos blocos de Formação Geral Básica (FGB), dos itinerários de estudos integrados e dos itinerários optativos nos componentes curriculares ou unidades curriculares em que serão ofertados.

“Em todo o segmento, destacamos a obrigatoriedade dos componentes: língua portuguesa e matemática, em todos os anos. Além da criação de itinerários formativos, com carga horária de 2.400 horas para cumprimento até o fim da etapa do ensino”, acrescenta.

Além de cursar as disciplinas obrigatórias, os estudantes do Marista escolherão, dentre as opções, um dos itinerários formativos: Humanidades e Linguagens; Engenharias e Matemática; Ciências da Vida e da Saúde e um Itinerário Eletivo – EAD: Negócios Digitais e Relações Étnico-Raciais. Os itinerários também fazer parte do currículo obrigatório.

Expectativa

A coordenadora comenta que está confiante para o novo ensino médio. “A flexibilidade curricular proposta prevê que as escolas passem a oferecer aos alunos novos caminhos, que poderão ser trilhados com mais liberdade e com base no que o próprio estudante entende que faz sentido para sua trajetória, aprofundando seus conhecimentos nos componentes que possuem maior afinidade, o que contribui para a diminuição da evasão escolar, além de ajudar no incentivo da descoberta de novas aptidões”, ressalta.

Confira, a seguir, as mudanças na metodologia do Colégio Marista:

- Ampliação da carga horária para 4.200 horas para os três anos;

- O cumprimento da Formação Geral Básica (FGB) não superior a 1.800 horas do total da carga horária em todo o segmento;

- Obrigatoriedade dos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática e Projeto de Vida, em todos os anos do segmento;

- Criação dos itinerários formativos com carga horária de 2.400 horas para o cumprimento até o final da etapa de ensino;

- Para os itinerários optativos, serão ofertados os seguintes arranjos: Humanidades e Linguagens, Engenharias e Matemáticas, Ciências da Saúde e da Vida;

- Duas horas semanais de estudos EAD, através da parceria com a PUC do Rio Grande do Sul.

Para saber mais sobre a proposta pedagógica do Colégio Marista, clique aqui.

Colégio Marista