MENU

BUSCA

Saiba o que é a logística reversa e sua contribuição para o meio ambiente

A logística reversa prevê a devolução e o tratamento adequado de produtos com componentes e substâncias perigosas

Fabrício Queiroz

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabeleceu um marco importante para orientar o gerenciamento dos diversos tipos de resíduos. Entre os princípios estão a visão sistêmica da gestão, levando em conta suas variáveis ambiental, social, econômica, tecnológica e de saúde pública; a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; e o entendimento de que os resíduos sólidos tem potencial de gerar trabalho, renda e cidadania.

Nesse sentido, uma das práticas incentivadas pela PNRS é a logística reversa, que é caracterizada como um conjunto de ações que visam a coleta e o retorno dos resíduos sólidos ao setor empresarial para que sejam reaproveitados em outros processos produtivos ou recebam a destinação final adequada.

VEJA MAIS

Por meio desse processo também se viabiliza o reaproveitamento de parte da matéria prima, gerando economia de custos para o setor produtivo, bem como redução de danos ambientais com a disposição de menos resíduos na natureza. Quando já não há alternativas de tratamento ou reaproveitamento, os rejeitos precisam ser encaminhados para aterros sanitários.

Em suma, vale ressaltar que a logística reversa é uma obrigação legal, logo todos os empreendimentos que colocam os produtos listados no mercado devem facilitar a devolução desses itens por parte dos clientes e dar o tratamento ambiental correto previsto na PNRS. Além de evitar qualquer tipo de punição pelo descumprimento da lei, a empresa que adota a logística reversa torna-se uma promotora do desenvolvimento sustentável.

Para implementar essa prática no seu negócio também é importante contar os serviços especializados de uma empresa com experiência no gerenciamento de resíduos sólidos, como a Cidade Limpa Ambiental. Para saber mais sobre os serviços disponibilizados, clique aqui.

Cidade Limpa