MENU

BUSCA

Conheça 5 passos para o gerenciamento correto dos resíduos nas empresas

O gerenciamento de resíduos é obrigatório para o setor produtivo. Com medidas adequadas, a empresa evita punições e diminui seu impacto ambiental

Fabrício Queiroz

Fábricas, mineradoras, empresas de construção civil e outras do ramo industrial devem se adequar a regras específicas da legislação ambiental brasileira. Essas atividades econômicas geram resíduos no processo de transformação de matéria-prima e, por isso, precisam de um sistema de coleta, tratamento e destinação ambientalmente adequados com as suas particularidades.

Em geral, os resíduos industriais correspondem à classe I, que inclui materiais inflamáveis, corrosivos, reativos e tóxicos com riscos para a saúde pública ou meio ambiente. Alguns exemplos são: latas de tinta, óleos minerais e lubrificantes, graxas ou produtos químicos, equipamentos de proteção individual (EPI’s) contaminados, entre outros.

VEJA MAIS

3. Em relação ao transporte, a legislação ambiental destaca a importância de uso de frotas seguras e em conformidade com as particularidades dos resíduos. Além disso, é necessário que os resíduos industriais sejam transportados sem contato com alimentos, medicamentos ou produtos destinados ao consumo a fim de evitar contaminações.

4. Na fase de tratamento, os resíduos podem passar por processos físicos, biológicos, químicos ou físico-químicos. O objetivo é evitar a produção de gases tóxicos ou rejeitos que podem causar dano ambiental. Alguns procedimentos para isso são a blendagem e a incineração.

5. Por fim, vale ressaltar que o serviço deve ser executado por empresas habilitadas para o gerenciamento de resíduos industriais. A Cidade Limpa possui estrutura, frotas adequadas e experiência no tratamento tanto de materiais classe I quanto de classe II, que são os não perigosos ou inertes.

Para conhecer mais sobre as soluções para gerenciamento de resíduos que a Cidade Limpa oferece ao mercado, clique aqui.

Cidade Limpa