MENU

BUSCA

Ipa, pilsen ou pale ale? Entenda as diferenças entre as cervejas

A escolha dos ingredientes, proporção e preparo pode criar combinações singulares

Com a popularização das cervejas artesanais no Brasil, as prateleiras passaram a conter os mais diferentes rótulos, tamanhos e cores de cervejas. Para aqueles que querem se aventurar na descoberta de novos sabores ou mesmo para os amantes da bebida, pode parecer complicado diferenciar tantos tipos e estilos.

Para começar, existem alguns detalhes que diferenciam as bebidas industrializadas e as fabricadas artesanalmente, e o preço é só um deles. As características de cada tipo de produção e a pureza dos ingredientes interferem no resultado final, proporcionando experiências gastronômicas bastante distintas.

Os tipos de cerveja são divididos entre dois grupos, a família Ale (alta fermentação) e família Lager (baixa fermentação).

Veja a seguir alguns tipos bastante apreciados no Brasil:

Pilsen

A Pilsen é a cerveja mais comum no país e faz parte da família Lager. É mais clara, levemente amarga e com uma cor que lembra o ouro. É facilmente encontrada nos supermercados com variação alcoólica entre 3% e 5%. É produzida com milho, arroz, açúcar e lúpulo e harmoniza muito bem com carnes e frutos do mar.

IPA

A IPA (sigla de India Pale Ale) é uma das mais famosas famílias de cerveja no mundo e é apresentada em três tipos: American IPA, English IPA e Imperial IPA. Ela possui alta fermentação e tem teor alcoólico que varia entre 5,5% e 7,5%. A IPA é a cerveja ideal para consumir junto com comidas gordurosas, frituras e hambúrguer.

Pale Ale

A Pale Ale tem uma cor cobre e aroma frutado e terroso. De origem inglesa, essa cerveja tem uma quantidade maior de lúpulo de amargor na sua receita, o que a torna mais amarga, podendo ser harmonizada com comidas muito condimentadas.

Bock

Da família Lager, a Bock é doce e relativamente forte, com uma cor que varia entre o cobre claro e o castanho. Apesar de ter alto teor alcoólico, a Bock tem sabor suave com notas complexas, e pode ser harmonizada com queijos semiduros e carnes vermelhas.

Stout

De tonalidade escura, uma forte característica da Stout é a sua cremosidade e sabor e aroma intensos, com teor alcoólico que varia entre 8% e 12%. Seu sabor predominantemente amargo tem notas suaves de chocolate e café. A harmonização clássica da cerveja Stout é com ostras, que eram consumidas pelos estivadores que trabalhavam em portos. Como o alimento nem sempre é barato ou está disponível para compra, vale apostar em comidas mais salgadas, como presunto de parma e pancetta.

Weiss

Esta cerveja é conhecida por ser refrescante. É feita à base de trigo e com teor alcoólico moderado (entre 5% e 6%). É excelente para ser consumida no verão, juntamente com pratos de peixes e das culinárias indiana e mexicana, desde que sejam opções leves.

Cerpa