Saiba o que é o pé diabético e como evitar complicações
Doença afeta pessoas com diabetes e pode ocasionar amputações

O pé diabético trata-se de uma série de alterações que acontecem nos pés das pessoas diabéticas com controle inadequado do açúcar no sangue. Esse problema pode causar o entupimento de artérias, perda de sensibilidade, deformidades e alterações na pele.
O cirurgião vascular e endovascular, José Julio Maués, explica que quando essas condições aparecem em conjunto favorecem o aparecimento de ferimentos que podem ocasionar a amputação dos pés.
“O principal problema é a perda da sensibilidade protetora dos pés (pode acontecer nas mãos também). Além disso, os pés estão mais sujeitos aos traumas pelo uso de calçados e também por suportarem o peso do corpo”, afirma o médico que atua há seis anos no Hospital Beneficente Portuguesa.
Confira, a seguir, os principais sintomas do pé diabético:
- Dormência nos pés;
- Perda da sensibilidade, como não sentir dor ao machucar;
- Deformidades que deixam os dedos dos pés com formato de garra e perda da concavidade da planta do pé;
- Entupimento das artérias das pernas, que pode causar dor ao caminhar por determinadas distâncias e até dificultar a cicatrização de ferimentos.
De acordo com o médico, o principal risco do pé diabético é a evolução para amputação, podendo ser desde um dedo até o membro todo. “Isso depende de vários fatores como tempo de evolução, presença de infecção e gravidade do entupimento das artérias da perna afetada”, acrescenta José Maués.
VEJA MAIS
Tratamento
Por ser uma complicação da diabetes, a melhor forma de prevenir o pé diabético é realizar o controle da doença.
“Além disso, quem tem diabetes deve ter uma rotina de cuidados diários com os pés. Essa rotina inclui o exame diário de todo o pé, hidratação da pele dos pés, prevenção e tratamento de calos e micoses. Também é essencial usar um calçado apropriado”, orienta o médico.
O Hospital Beneficente Portuguesa possui uma equipe especializada no tratamento de diabetes e todas as suas complicações. Para saber mais, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA