MENU

BUSCA

Saiba como o estresse pode afetar a saúde do coração

Rotina estressante pode causar pressão alta, dor no peito e infarto

Ana Paula Gama

Comum na vida de muitas pessoas, o estresse desencadeia processos que, se não forem administrados corretamente, provocam situações que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Entre essas circunstâncias estão a má alimentação durante a rotina corrida, pressão alta, ganho de peso, falta de exercício físico e desequilíbrio emocional. 

O cardiologista Diego Cavaleiro de Macedo explica que as pessoas estão mais estressadas devido a diversos fatores da rotina. “Como, por exemplo, a pandemia e suas repercussões, dificuldades financeiras, demanda de trabalho elevada, incapacidade de estabelecer uma rotina equilibrada e falta de lazer”, elenca o médico que atua no Hospital Beneficente Portuguesa.

Entre as doenças causadas pelo agravamento do estresse estão a pressão alta, obesidade, tabagismo, etilismo e suas complicações. “E, em alguns casos extremos, o estresse pode ser o fator desencadeante de dor no peito ou até mesmo de um infarto”, acrescenta Diego Cavaleiro.

Confira, a seguir, os sintomas do estresse:  

1. Dificuldades de relacionamento pessoal ou profissional;

2. Irritabilidade;

3. Distúrbios do sono;

4. Incapacidade para se concentrar;

5. Sensação de esgotamento contínuo.

VEJA MAIS

Tratamento da endometriose: o que você precisa saber
Doença não tem cura e afeta seis milhões de mulheres no Brasil

Para aliviar o dia a dia estressante, é importante ter uma rotina bem organizada, com tempo para realizar uma alimentação adequada, ter descansos curtos ao longo do dia e reservar tempo para a prática de atividade física regular.

“Também é importante evitar situações que causem ansiedade, dormir de seis a oito horas por noite, além de cessar o tabagismo. Quando possível, distribuir melhor ou até mesmo reduzir a carga de trabalho ou responsabilidade”, orienta o cardiologista.

Além disso, é necessário não considerar normal uma rotina estressante, pois isso ocasiona consequências negativas para a vida. Em caso de sintomas de estresse, clique aqui e busque ajuda de um profissional capacitado.

Serviço:

Complexo Hospitalar da Beneficente Portuguesa

Urgência e Emergência
Contatos: (91) 3215-4325 / (91) 3215-4414

Unidade Hospital São João de Deus

Endereço: Rua Boaventura da Silva, 895

Unidade Hospital D. Luiz I

Endereço: Av. Generalíssimo Deodoro, 868
Contato: (91) 3215-4444
Redes Sociais: @beneficenteportuguesaoficial
Site: beneficenteportuguesa.com.br

Beneficente Portuguesa