MENU

BUSCA

Residência em Portugal: saiba tudo sobre o visto de nômade digital

Documento é voltado para as pessoas que trabalham em home office

Ana Paula Gama

O nômade digital é a pessoa que desempenha sua atividade profissional de forma remota, sem precisar comparecer à base física da empresa que trabalha ou ao local que presta serviço. Com o surgimento desse modelo de trabalho, foi criado o visto para nômade digital.

advogada Andressa Leão Frigo Pimenta explica que, em Portugal, o visto de nômade digital é chamado de visto de residência para o exercício de atividade profissional prestada de forma remota para fora do território nacional.

“O visto pode ser concedido tanto em forma de estada temporária (menos de um ano) como residência (acima de um ano)”, afirma a profissional.

VEJA MAIS

Estudar em Portugal em 2023: vistos e dicas importantes
Ir para Portugal e se dedicar aos estudos é uma grande oportunidade para ampliar os horizontes

A seguir, confira como obter o visto de nômade digital:

- Ter contrato de trabalho, contrato de prestação de serviço ou promessa dessas atividades desempenhadas fora do território de Portugal;

- Ter comprovativo de rendimento de quatro salários mínimos portugueses mensais, que em média é  € 2.820, equivalente ao valor R$ 14 mil;

- Caso deseje reagrupamento familiar, ou seja, estar acompanhado de um adulto, deve ser acrescentado + 50% do salário mínimo português e a cada criança deve ser acrescentado 30% do referido valor.

De acordo com Andressa Leão, Portugal é um excelente destino para quem trabalha em home office devido a diversos fatores, entre eles, segurança, serviços de saúde eficientes, política estável e custo de vida acessível.

“A Ilha da Madeira, em Portugal, criou um programa chamado de digital nomads. Nesse projeto o trabalhador poderá residir na ilha de um a seis meses e são oferecidos espaços de trabalho, internet e atividades em grupo”, acrescenta a advogada.

Clique aqui e saiba mais sobre o visto de nômade digital.

 

 

Andressa Frigo