MENU

BUSCA

Super Liga Pará valoriza a inclusão social por meio do futebol

Projeto conta com o apoio da Equatorial Pará e da Federação Paraense de Futebol (FPF)

Ana Paula Gama

Lançada no dia 7 de junho, a Super Liga Pará, maior torneio de futebol amador do estado, tem o objetivo de oferecer inclusão social para diversos jovens e adultos. O projeto é realizado pela Organização Paraense de Administração Pública (OPA), com o patrocínio da Equatorial Pará e apoio da Federação Paraense de Futebol (FPF).

Com a participação de mais de 800 times, de 75 municípios. Cerca de 15 mil jovens e adultos são impactados com a iniciativa. Esse é o caso do professor de geografia, Josias Veras, de 52 anos. O docente é morador do município de Santa Bárbara e participa da Super Liga pelo Atlético Barbarense.

“A Super Liga Pará agrega na situação de reorganizar o futebol no município e também resgata clubes antigos do município. O maior impacto da competição foi conseguir inserir quase todas as comunidades do município”, elogia Josias Veras.

Valorização

De acordo com Roberto Ramalho, presidente da OPA, o projeto da Super Liga Pará, valoriza o futebol amador do estado.

“A Super Liga foi criada em 2022 e a Equatorial abraçou esse projeto. A gente fica feliz em fazer parte desse trabalho de futebol comunitário. É importante a gente fazer com que essas pessoas participem do esporte gratuito. A Super Liga é um projeto muito democrático e queremos entregar com excelência esse projeto”, explica Roberto Ramalho.

Michelle Miranda, analista de responsabilidade social da Equatorial Pará, destaca a importância da distribuidora de energia incentivar iniciativas como essa. 

"Acreditamos no esporte como uma ferramenta poderosa de transformação social. Ao apoiar a Super Liga Pará, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos, promovendo inclusão e oportunidades para milhares de jovens e adultos em todo o estado", destaca Michelle Miranda.

Etapas

A competição foi dividida em duas etapas, uma municipal e outra regional. No primeiro momento, cada cidade terá de 8 a 16 equipes inscritas, e haverá uma disputa interna, com um vencedor em cada município. Após essa fase, haverá o campeonato regional, com confrontos únicos para definir um vencedor em cada uma das 12 regiões do estado.

Para concluir a disputa, a fase final regional vai contar com os 12 times que se enfrentarão para a definição do grande campeão da Super Liga Pará.