Sicredi oferece crédito para capital de giro e pagamento do 13º salário, impulsionando negócios
Recurso ajuda empresas a manter a saúde financeira e aproveitar oportunidades no período de fim de ano
Com a chegada do último trimestre, empresas enfrentam aumento de demanda e necessidade de reforçar o caixa para honrar compromissos como o pagamento do 13º salário e a preparação para as vendas de fim de ano. Para apoiar seus associados, o Sicredi disponibiliza linhas de crédito para capital de giro com condições justas e prazos flexíveis.
Segundo estimativas do Dieese, o pagamento do 13º salário deve injetar na economia brasileira em 2025 um valor superior a R$ 321,4 bilhões, projetado para o ano passado. Esse montante impulsiona setores como comércio, turismo e serviços, mas também aumenta a pressão sobre o fluxo de caixa das empresas, especialmente micro e pequenas, que representam a maior parte dos negócios no país.
Em 2025, a primeira parcela do 13º salário deverá ser paga até o dia 28 de novembro, antecipada porque o dia 30 cai em um domingo. Já a segunda parcela, que inclui os descontos obrigatórios, deverá ser quitada até o dia 20 de dezembro.
Cenário de crédito
De acordo com pesquisa do Banco Central e Sebrae, quatro em cada 10 empresas devem recorrer a crédito para capital de giro no fim do ano. Nesse contexto, cooperativas têm se destacado pela agilidade e taxas mais acessíveis, por entenderem que linhas voltadas para capital de giro são essenciais para manter operações e aproveitar oportunidades comerciais, mesmo diante de um cenário econômico mais restritivo.
Em meio ao aumento da demanda por crédito no fim do ano, Karoline Alves, Assessora de Segmentos Pessoa Jurídica do Sicredi, ressalta que a cooperativa está preparada para apoiar empresas com soluções financeiras que garantem estabilidade e planejamento.
“O fim de ano é decisivo para os negócios: enquanto as vendas crescem, os compromissos financeiros também se intensificam. No Sicredi, nosso compromisso é oferecer soluções que tragam esse auxílio para os empresários nesse momento, ajudando a reforçar o capital de giro ou garantir obrigações como o 13º salário. Com condições flexíveis e atendimento próximo, ajudamos nossos associados a transformar desafios em oportunidades e fechar o ano com equilíbrio e confiança”, pontua.
De acordo com a assessora, para usar o crédito de forma estratégica, é essencial planejar. “Antes de contratar, avalie o fluxo de caixa e defina exatamente onde os recursos serão aplicados, seja para reforçar estoque, investir em marketing ou garantir o pagamento do 13º. Evite usar crédito para despesas não essenciais e compare taxas e prazos. Uma boa prática é calcular o retorno esperado das vendas de fim de ano para assegurar que o investimento trará resultados e não comprometerá a saúde financeira no início do próximo ano”, recomenda Karoline.
Palavras-chave