Participantes do LibTalks Amazônia irão debater sobre economia sustentável no Acre
Programação do Grupo Liberal vai ocorrer dia 24 de abril, em Rio Branco
A próxima parada do LibTalks Amazônia contará com quatro palestrantes que irão debater sobre economia sustentável focada na bioeconomia, são eles: Jaksilande Araújo, Jorge Freitas, Ita Culqui e Fernanda Onofre. A mediação do evento, que ocorrerá no dia 24 de abril, em Rio Branco, vai ficar por conta da jornalista Nélia Ruffeil. O evento tem apoio da cooperativa Sicredi.
O debate será realizado às 19h (horário do Acre), no auditório da Estácio Unimeta, na estrada Alberto Torres, 947. O Acre promove uma economia sustentável focada na bioeconomia, com a meta de crescer preservando a floresta amazônica. Através da "Agenda Acre 10 Anos" (2023-2032), o estado incentiva a produção local, agricultura familiar e cadeias produtivas florestais, como cacau, café e manejo de carbono, equilibrando conservação ambiental com desenvolvimento social e geração de emprego.
Além disso, o protagonismo feminino no Acre é grande, com muitas mulheres atuando na floresta de forma potente e preocupadas com a sustentabilidade.
A transmissão do evento acontecerá ao vivo, pelo canal oficial de O Liberal no YouTube e pelo portal liberal.com.
A seguir, confira mais detalhes sobre os participantes do evento:
Jaksilande Araújo: bacharel em secretariado executivo, com mestrado em educação profissional e tecnológica e MBA em gerenciamento de projetos e gestão pública. Exerceu o cargo de diretora executiva e, atualmente, preside o Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC) que, desde 2023, com forte atuação no fortalecimento das instâncias de governança do Sisa e do sistema REDD+ Jurisdicional (Isa Carbono).
Jorge Freitas: geógrafo licenciado e especialista em inovação com mais de 20 anos transformando projetos e ecossistemas empreendedores. Analista Técnico do Sebrae/AC, crio soluções centradas nas pessoas, impulsionando inclusão, desenvolvimento local e transformação digital com propósito real. Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, com MBAs em Gestão de Projetos e IA para pequenos negócios.
Ita Culqui: formada em pedagogia e Fisioterapia, é sócia da Alquimia da Floresta. Atua com a medicina ancestral desde os 13 anos, quando começou a acompanhar seus pais nos atendimentos às comunidades, adquirindo experiência prática e profundo conhecimento tradicional ao longo dos anos.
Fernanda Onofre: é engenheira civil, nascida e criada em Rio Branco, e fundadora da Wood Lab. Sua trajetória une engenharia, floresta, tecnologia e propósito. Trabalha para fortalecer a rastreabilidade, educação e o cuidado com a Amazônia. Foi reconhecida nacionalmente com o 1º lugar região Norte no Prêmio Mulheres Inovadoras FINEP, 1º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (Ciência e Tecnologia – Acre) e 1º lugar no Desafio WhatsApp pela Amazônia, da Meta.
Apresentação
Nélia Ruffeil é jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso (RJ), com mestrado em gestão de recursos naturais e desenvolvimento local pela UFPA e especialização em gerência de jornalismo pela FGV. Atuou em emissoras da Rede Globo em São José dos Campos, Nova Friburgo e Belém, onde trabalhou como repórter, produtora, editora-chefe e apresentadora.
Palavras-chave