E+ Reciclagem transforma resíduos em desconto na conta de luz no Pará
Projeto já arrecadou quase 2 mil toneladas de recicláveis só em 2025 e mostra como pequenas ações sustentáveis podem fazer diferença no bolso e no meio ambiente
No Pará, sustentabilidade também pode significar economia. O projeto E+ Reciclagem tem mostrado como pequenas atitudes no dia a dia, como separar e descartar corretamente os resíduos, geram benefícios para o meio ambiente e ainda ajudam no valor da fatura de energia elétrica.
A ideia é simples e eficiente: levar seus materiais recicláveis até um dos postos de coleta, apresentar a Conta Contrato da Equatorial Pará, e acumular créditos que viram desconto direto na sua conta de luz. O projeto é realizado dentro do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Pará e regulamentado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
E os resultados falam por si: de janeiro a maio de 2025, foram quase 2 mil toneladas de resíduos arrecadadas, ajudando a preservar mais de 20 mil árvores e a evitar a emissão de quase 7 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. No total, já foram concedidos mais de R$ 34 mil em bônus para quem participou da iniciativa, que também permite a doação dos créditos a instituições beneficentes.
O que pode ser reciclado?
Nos postos do E+ Reciclagem, você pode entregar:
- Papel e papelão
- Plásticos
- Metais (como latinhas)
- Óleo de cozinha usado
- Baterias
- Eletrônicos com placa, como celulares e computadores antigos
Onde participar?
O projeto conta com nove postos de coleta em funcionamento no estado. Eles estão distribuídos entre Belém, Ananindeua, Castanhal, Altamira e Santarém. Em Belém, os pontos incluem locais de fácil acesso como o Parque Shopping, a FIEPA e o Assaí Atacadista. Dois postos da capital estão em reforma e devem reabrir em breve.
Mais do que um benefício financeiro, o E+ Reciclagem fortalece uma cultura de cuidado com o meio ambiente e mostra como a sustentabilidade pode e deve estar ao alcance de todos. Para mais informações sobre os endereços dos postos, os interessados podem acessar as redes sociais pelo @equatorial.pa ou site.
Palavras-chave