MENU

BUSCA

Conheça o Tesouro Direto: investimento seguro e mais rentável que a poupança

As aplicações no Tesouro Direto oferecem segurança, liquidez e rentabilidade para investidores iniciantes e experientes

Fabrício Queiroz

Quando se pensa em proteger o patrimônio e garantir renda, normalmente a primeira opção de muita gente é guardar o dinheiro na poupança. No entanto, a realidade do mercado financeiro atual mostra que o Tesouro Direto é uma forma de aplicação mais vantajosa e com ganhos superiores para quem quer começar a investir. Um especialista da Ação Brasil Investimentos explica tudo sobre esse produto.

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional e da bolsa de valores B3 que visa arrecadar recursos para as ações do governo através da oferta de títulos públicos, que podem ser adquiridos por pessoas físicas. A aplicação funciona como um empréstimo que rende o recebimento de juros determinado por cada tipo de título.

VEJA MAIS

Existem duas categorias dentro do Tesouro Direto: títulos pré-fixados e pós-fixados. A diferença básica está relacionada à forma como se dará a rentabilidade. Nos títulos pré-fixados, o rendimento é definido de acordo com a taxa contratada no momento da contratação. Dessa forma, um título atrelado à Selic – taxa básica de juros - vai render o valor do índice nesse ano. Já um título pós-fixado é regido por um indexador, como a Selic ou a inflação, mais uma taxa. O rendimento dependerá do cálculo ao final do período contratado.

Fale com um assessor da AçãoBrasil

 

Anderson Pantoja avalia que este é um bom momento para se investir em Tesouro Direto por conta da alta da Selic, que deve ficar entre 12% e 13%, e da inflação, já que títulos como o IPCA + 4 e IPCA + 5, vão proteger o capital e pagar uma taxa de juros sobre a aplicação. “Quem comprou no ano passado um IPCA + 5, vai pegar 15%. É uma taxa extremamente boa para renda fixa, já que a poupança está pagando 6% ao ano pelas regras atuais. Se você pegar um Tesouro Selic, você vai ter liquidez diária, podendo sair a qualquer momento e vai ter uma rentabilidade de 12 a 13% ao ano. É muito mais vantajoso acumular dinheiro pelo Tesouro Selic do que pela poupança”, analisa o assessor.

Para adquirir títulos do Tesouro Direto é necessário ter CPF e conta bancária, além de contratar um agente de custódia, serviço oferecido pela Ação Brasil Investimentos. A partir de R$ 40 já é possível começar a investir e toda operação é feita pela internet. Para saber mais, clique aqui.

Ação Brasil