MENU

BUSCA

Sesc investe em melhorias de infraestrutura em unidades de Belém, Ananindeua e Santarém

Instituição é mantida pela Federação do Comércio (Fecomércio), e tem como foco o bem-estar dos trabalhores do comércio

O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará, vinculado à Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-PA), se dedica a oferecer conforto, bem-estar e qualidade de vida para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, ao longo de quase 75 anos de existência. Entre as ações desenvolvidas estão as obras estruturantes nas unidades, como a exemplo as ampliações em Belém, Ananindeua e Santarém. 

De acordo com o diretor Marcos Cézar Silva Pinho, os trabalhos levam em consideração as demandas geradas pela própria comunidade. “As unidades passaram por obras pensadas principalmente na acessibilidade e sustentabilidade, sendo ouvidos, é lógico, nossos usuários das nossas principais ações para maior oferta de vagas e conforto. Ademais, os prédios de Belém e Santarém, por exemplo, foram construídos na década de 1940, merecendo imediatas atualizações e adaptações para um novo tempo que nos exige dinâmica e sinergia e um novo olhar para o coletivo”, pondera o diretor. 

O Sesc desenvolve programas nas áreas de Assistência, Educação, Cultura, Saúde e Lazer (Esporte, Recreação e Turismo Social). A instituição foi fundada com o intuito de promover conhecimento, cultura, oportunidade, transformação e saúde por meio de ações gratuitas, com foco na prestação de serviços com alto padrão de qualidade. 

Para o presidente da Fecomércio, Sebastião Campos, a gestão busca exercer, com excelência, a missão de cada uma das entidades que integram o Sistema. "No caso do Sesc, nossa pretensão é alcançar a satisfação geral dos usuários, suas famílias e da sociedade. Planejamos ações sempre observando às demandas sociais, correlacionadas com as Diretrizes Gerais de Ação do Sesc e dimensionadas em consonância também com as realidades sociais e econômicas, que estão sempre se modificando, mas norteadas aos objetivos do Plano Estratégico", explica o presidente. 

De acordo com ele, os projetos são realizados observando os princípios sustentabilidade, a economicidade, entre outros. "Dessa forma, objetivamos adequar à infraestrutura às necessidades reais da comunidade que utiliza os serviços e que permita oferecer espaços adequados, que gerem benefícios sociais e contribuam para à valorização das pessoas e para experiências felizes", completa.

Ver-o-Peso 

Na capital paraense, duas instalações receberam serviços: o anexo do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso; e o Sesc Doca, para ofertar mais comodidade no atendimento aos usuários. 

Tombado pela Lei Orgânica do Município, o prédio do Sesc Ver-o-Peso foi inaugurado após passar por restauração, que manteve a mesma linha estética e arquitetônica da estrutura anterior, com acabamentos refinados. Localizado no centro comercial de Belém, o espaço oferece atividades de Artes Visuais, com exposição permanente de máquinas fotográficas, réplicas de máquinas do século XIX, lambe lambe, além de exposições de obras de diversos de artistas. 

O público também pode ter acesso a cursos de ballet infantil, juvenil e adulto; dança de salão; jazz; ballet contemporâneo; dança do ventre; além de apresentação de peças de teatro, circo, entre outros. Também há programação com contação de história e atividades lúdicas, aulas de pilates; ginástica; ritmos; circuito funcional e muito mais. Além das atividades, a unidade conta com um restaurante.

Doca 

Já o Sesc Doca ganhará um novo bloco com salas de atividades, brinquedotecas e salão de jogos. Além disso, a antiga área livre dará lugar a uma praça com arborização. O restaurante será duplicado de tamanho para dar mais conforto e servir melhor o comerciário. O primeiro piso contará com novas salas amplas e modernas para a realização de cursos, oficinas e atividades e, também, uma nova biblioteca. No segundo andar estarão disponíveis salas multiuso, auditório e uma nova e moderna clínica odontológica com diversos consultórios. O acesso, além das escadas, será realizado através de dois elevadores localizados em pontos estratégicos.  

A unidade Doca terá um prédio de seis pavimentos com garagem no subsolo para 35 carros, além de vagas para motos e bicicletas. A estrutura prevê recepção com monitoramento, estúdio de pilates, academia com varandas, sala de bicicletas ergométricas, ginástica, espaço funcional, sala de mat pilates e artes marciais. O espaço inclui sala multiuso, auditório, sala de conferência com acabamento acústico, salas de educação em saúde e sala para o grupo de idosos.  

Pensando no quesito sustentabilidade, a unidade está equipada com placas para captação de energia solar. “Os recursos naturais são finitos e pensar no coletivo é nosso principal objetivo. Daí a execução de ações para obtermos resultados incluindo a produção de energia renovável com o aproveitamento de águas pluviais, estações de tratamento de esgotos e efluentes economicidade inclusa em nossos projetos arquitetônicos”, comenta o diretor Marcos. 

Ananindeua 

Outra unidade que está em fase de acabamento é o Parque Aquático Sesc Ananindeua, sendo um dos espaços mais aguardados pelo público comerciário. O projeto inclui piscina infantil com brinquedos aquáticos; duas piscinas para adultos, sendo uma delas voltada para o lazer com toboáguas, e outra semi olímpica para atividades esportivas, além de vestiários. 

 

Santarém    

Em Santarém, o Sesc também está em obras para atender melhor o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo. A unidade do Sesc será totalmente revitalizada, com reforma de fachada, instalação de elevador e novo sistema elétrico. O projeto prevê ainda a ampliação da clínica odontológica, a construção de espaço para atividades esportivas e de lazer, com uma moderna academia, sala de pilates e espaço de treinamento funcional. 

 

 

Além de todas as reformas e melhorias que vêm sendo executadas nestas unidades, o Sesc Pará está construindo uma nova Unidade Produtora de Refeição, na Avenida Senador Lemos, em Belém, com previsão de entrega para dezembro, onde funcionará uma ampla cozinha industrial para o fornecimento de refeições dos Restaurantes do Sesc.

Conheça mais sobre as ações e serviços oferecidos pelo Sesc e o Sistema Fecomércio. Acompanhe também as redes sociais:  

@fecomercio_pa

@sesc_pa 

Fecomercio