Relembre a campanha do Remo do técnico Paulo Bonamigo na Copa João Havelange de 2000
Leão chegou até as oitavas de final da última fase do torneio equivalente ao Brasileirão
De volta ao Remo após 20 anos, o técnico Paulo Bonamigo estreia no jogo deste domingo (27), às 18h, no Estádio do Mangueirão, contra o Manaus. A partida é válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Assim como em sua primeira passagem no Baenão, em 2000, Bonamigo tem a missão de colocar o Leão nos trilhos e fortalecer a equipe, se quiser sonhar com o acesso à Segundona do Brasileiro. A equipe de O Liberal relembra os dados do Remo na Copa João Havelange de 2000, campanha até hoje relembrada pela torcida.
MÓDULO AMARELO
Na época, em função de problemas entre os times e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Clube dos 13 (composto pelos clubes grandes do Brasil) promoveram aquela edição, sob o nome de Copa João Havelange, em substituição ao Campeonato Brasileiro da Primera Divisão (Módulo Azul), Segunda Divisão (Módulo Amarelo) e Terceira Divisão (Módulo Verde e Branco). O Remo se encontrava no Módulo Amarelo, junto ao rival Paysandu e outras 34 equipes, separadas em grupos de 18.
NÚMEROS
Na primeira fase, foram 17 jogos, em turno único. O Remo terminou aquela etapa na sétima posição. No total, o Leão obteve sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas. A equipe somou 26 pontos. Depois, no mata-mata da segunda fase, a equipe foi até a disputa do terceiro lugar, onde conseguiu vencer o Paysandu na soma dos resultados. Nesta fase, a equipe acumulou três vitórias, dois empates e três derrotas.
Já na fase final, a equipe caiu nas oitavas, com duas derrotas para o Sport. Na Copa João Havelange, sob o comando de Bonamigo, a equipe azulina fez 27 partidas. No total, o time conseguiu 10 vitórias, sete empates e 10 derrotas.
"Foi uma campanha muito bonita. Nós estávamos muito embaixo na tabela [do Parazão], mas quando o Bonamigo chegou, ele teve o poder de potencializar o grupo. Conseguiu tirar o melhor do nosso time, deu confiança, entrosamento. Ele é muito bom na gestão de pessoas. Ele não tinha preferências, todo mundo treinava ao máximo para conseguir uma vaga no time. Uma das principais qualidades é detectar rápido as fragilizados do time e do adversário. Tem uma boa leitura de jogo", afirmou o ex-atacante azulino Robinho, que assinalou 14 gols naquele torneio.
O jogo Remo x Manaus tem transmissão lance a lance pelo OLiberal.com.