MENU

BUSCA

Pela primeira vez no Rio Open, torneio de tênis em cadeira de rodas reúne os melhores da categoria

Quatro nomes do tênis em cadeira de rodas se reúnem para disputar o título do Rio Open; torneio começa nesta quinta-feira (22)

Aila Beatriz Inete

O torneio de tênis mais importante do Brasil, o Rio Open, terá pela primeira vez uma competição entre tenistas em cadeira de rodas. A disputa começa nesta quinta-feira (22), com quatro grandes nomes da categoria. 

O torneio será disputado entre os britânicos Alfie Hewett, Gordon Reid, o japonês Shingo Kunieda e o brasileiro Daniel Rodrigues. 

VEJA MAIS 

Carlos Alcaraz torce o pé e Thiago Monteiro avança no Rio Open 2024
Espanhol número 2 do mundo se lesionou ainda no primeiro game da partida e não conseguiu continuar. Com isso, o brasileiro avançou na competição

Projeto voltado para o tênis em cadeira de rodas visa mais inclusão ao esporte
Federação Paraense vai criar iniciativa voltada para a nova modalidade

Amazônia Open de Beach Tennis em Tucuruí terá selo da Federação Internacional de Tênis (ITF)
Após sucesso e recorde em 2023, evento em Tucuruí (PA) chega com força como um dos maiores do circuito mundial na categoria BT 400 entre os dias 6 e 9 de junho

A disputa promete ser emocionante. Todos os paratletas têm um currículo recheado de conquistas e participações e competições mundiais. Os britânicos, por exemplo, possuem mais de 200 títulos na carreira, sendo 46 Grand Slams. Alfie Hewell está na segunda posição do ranking simples e em primeiro nas duplas. 

Já Gordon Reid é o quinto melhor do mundo no simples e segundo nas duplas. O torneio no rio deixou os paratletas empolgados e mostra o destaque que a modalidade tem conseguido nos últimos anos. 

"Espero aproveitar a oportunidade no Rio Open. Até agora, a experiência foi muito legal. Parece um pouco surreal estar nesse cenário, mas mostra o quão longe o tênis em cadeira de rodas está indo. Falando por todos os envolvidos, ficamos muito agradecidos pelo apoio. Há muitos fãs gravando vídeos dos nossos treinos. O objetivo é fazer com que o maior número de pessoas assista à modalidade", declarou Hewett durante entrevista coletiva. 

O japonês Shingo Kunieda é um dos tenistas em cadeiras de rodas mais vitoriosos. Aos 40 anos, ele possui 50 títulos de Grand Slams, é tetracampeão paralímpico e já levou o prêmio de melhor jogador da categoria 10 vezes. 

O brasileiro Daniel Rodrigues possui cinco medalha em Parapan-Americanos e duas em Campeonatos Mundiais. Atualmente, o paratleta é o 18º colocado no ranking. Com a categoria pela primeira vez no Rio Open, o tenista destacou a felicidade em jogar em casa e o crescimento da modalidade. 

"A modalidade tem crescido muito, e o país está bem preparado para ter um futuro melhor que o presente. Acho que, com muito trabalho, o Brasil pode chegar ao topo do esporte. Mas, enquanto eu estiver jogando, vou deixar a molecada para trás", apontou.

Na semi, o brasileiro enfrenta Gordon Reid, na quadra 1. Já Alfie Hewett e Shingo Kunieda jogam na quadra 2, nesta quinta-feira (22). 

Esportes