MENU

BUSCA

Paysandu x Paragominas: duelo tende a ser equilibrado, a partir das 10h, na Curuzu

Papão e Jacaré jogam pela quinta rodada do Parazão

Nilson Cortinhas

A julgar pelos números do Campeonato Paraense, é impossível apontar um favorito para jogo entre Paysandu e Paragominas, a partir das 10h, no estádio da Curuzu, pela quinta rodada do estadual. O duelo pode definir o líder da competição no final desta rodada.  

As equipes fazem campanha, praticamente, idênticas - o que, em tese, traz uma conotação de equilíbrio para a partida. Papão e Jacaré têm três vitórias e uma derrota no certame, além da mesma quantidade de gols pró - oito. A diferença, a favor do Paragominas, está na quantidade de gols tomados. O time do interior paraense tomou apenas dois gols, destacando-se como defesa menos vazada do campeonato. Já os bicolores tomaram cinco gols. Esse quesito coloca o Paragominas como líder da competição e o Paysandu é o terceiro. 

Também se considerarmos os números é possível concluir que se trata de uma partida de bom nível que vai exigir dos comandados de Hélio dos Anjos. A favor dos alvicelestes, está o fato da equipe ter tido uma semana inteira de treinamentos físicos, técnicos e táticos. Engana-se quem pensa que o Papão está tranquilo após vencer o Re-Pa e se classificar na Copa do Brasil. Durante a semana, impressionou declarações de atletas, como Vinícius Leite, insatisfeitos com a atuação. É a pressão interna que a comissão técnica submete o grupo. 

Está claro que Hélio dos Anjos exige ajustes. O treinador já comentou o assunto, mas evitou ser específico quanto ao acerto defensivo. O Paysandu tem tomado gols em todos os jogos - a exceção foi uma partida contra o Bragantino, pela segunda rodada da competição. E, além disso, também é salutar aumentar o poder ofensivo da equipe. Um dos principais problemas é a armação de lances ofensivos no setor de meio-campo. O único apoiador do elenco é o meia Alex Maranhão. No Re-Pa, ele não foi titular e a tríade foi formada por volantes, com características de toque de bola - casos de Anderson Uchôa, Serginho e PH. Resta saber se Hélio manterá a formação.         

Desfalques 

Há certezas, contudo. Ou quase certezas. Não jogam o zagueiro Perema e o lateral-esquerdo Bruno Collaço, ambos suspensos. Wesley Matos e Diego Matos assumem a função de zagueiro e lateral-esquerdo, respectivamente. Na frente, Hélio tende a manter o ataque formado por Vinícius Leite, Nicolas e Uilliam. A habilidade e força do trio, aliada ao fato de nenhum 'guardar' posição, tornam o ataque bicolor difícil de marcar. 

Do lado do PFC, está o comando de Rogerinho Gameleira, que foi funcionário do Papão por anos e assumiu a equipe bicolor de forma temporária, substituindo profissionais demitidos. Rogerinho é um dos atletas que fez parte do histórico time bicolor campeão de 2001 a 2003 e, portanto, conhece os atalhos da Curuzu, podendo orientar de forma precisa os seus atletas. Entre eles, o ex-bicolor Tiago Mandi. Vejamos...   

 

Ficha Técnica 

Paysandu - Paulo Ricardo (Gabriel Leite), Tony, Wesley Matos, Micael e Diego Matos; Anderson Uchôa, Serginho (Alex Maranhão) e PH (Caíque Oliveira); Vinícius Leite, Nicolas e Uilliam. Técnico: Hélio dos Anjos  

 

Paragominas - Gustavo; Rallyson, Yan, Renan e Rafael; Galvão, Biro, João Neto e Tiago Mandi; Heuler, Elton. Técnico: Rogerinho Gameleira.

 

Local: Curuzu

Horário: 10h

Árbitro: Dewson Fernando Freitas

Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias e Emanoel Ferreira Junior

Ingressos: R$ 30 (arquibancada) e R$ 50 (cadeira)

 

Paysandu