MENU

BUSCA

Paysandu quebra tabu no Re-Pa, mas aspecto disciplinar ainda deixa a desejar

Bicola não teve nenhum atleta expulso no clássico

Andre Gomes

Além de ter vencido o maior rival no Re-Pa do último domingo (23), o Paysandu tem outro aspecto a comemorar: o clássico contra o Remo marcou o fim da sequência de expulsões, que já chegava a cinco jogos. Ainda assim, o aspecto disciplinar precisa ser trabalhado, já que o time é um dos líderes em cartões vermelhos no Brasileirão Série C.

UM MÊS DE ESPERA

Desde o dia 23 de maio, na derrota por 3 a 1 para o Internacional, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Papão não sabia o que era terminar uma partida sem tomar um cartão vermelho. Nesse período, foram cinco confrontos e cinco expulsões. O lateral-direito Bruno Oliveira, é o líder do time no ano com dois vermelhos – contra o Águia no Parazão e contra o Inter, na volta da Copa do Brasil.

LIDERANÇA AMARGA

O primeiro turno da fase de grupos da terceirona chegou ao fim e o Paysandu amarga uma liderança nada agradável. A equipe lidera o grupo B em cartões vermelhos: são quatro em nove jogos. Um registro perigoso, já que o número de expulsões é um dos critérios de desempate no torneio nacional.

ALTA NEGATIVA

Levando em consideração a Série B de 2018 e a Série C de 2019, a média de vermelhos do Papão subiu de maneira expressiva: se na segundona o Bicola teve um promédio de 0,15 expulsões em 38 jogos (seis vermelhos no total), na terceirona, a média é de 0,44 – alta de 193,3%.

Para se ter uma ideia, a atual média do Paysandu é superior aos 0,38 cartões do ABC-RN, que terminou a primeira fase da Série C de 2018 como líder em expulsões. Em 18 jogos, a equipe potiguar recebeu sete cartões vermelhos, por enquanto, apenas três a mais que o Papão neste ano.

A reportagem da Redação Integrada de OLiberal solicitou uma nota ao Paysandu sobre o tema, mas o clube prefere que o assunto seja discutido com o técnico da equipe, Hélio dos Anjos.

LISTA COMPLETA DAS EXPULSÕES DO PAYSANDU NA SÉRIE C

26/05/2019 – Boa-MG 2 x 0 Paysandu – Série C – meia Thiago Primão
29/05/2019 – Paysandu 0 x 1 Internacional – Copa do Brasil – lateral-direito Bruno Oliveira
02/06/2019 – Paysandu 1 x 1 São José-RS – Série C – volante Caíque Oliveira
08/06/2019 – Atlético-AC 1 x 1 Paysandu – Série C – volante Marcos Antônio
15/06/2019 – Paysandu 0 x 0 Luverdense-MT – Série C – lateral-direito Tony

Paysandu