MENU

BUSCA

Goleadas, quatro técnicos, eliminações e saídas de 21 jogadores; veja a linha do tempo do Paysandu em 2021

Paysandu ainda conquistou o título do Parazão, mas vacilou no principal objetivo da temporada

O Liberal

A eliminação do Paysandu na Série C após a derrota para o Botafogo-PB foi o fim de linha para um ano cheio de turbulência dentro e fora de campo. Apostas, trocas constantes de técnicos, crise entre torcida e time, além de goleadas dentro e fora da Curuzu, marcaram a temporada até aqui.

Ainda em janeiro, o Papão teve a chance de subir para a Série B, ainda pela pelo ano 2020, que invadiu a temporada 2021 por conta da pandemia, mas viu o seu rival, Remo, somar 10 pontos em 12 disputados em clássicos, garantir a vaga na tão sonhada Segundona. A eliminação na Copa Verde, desmanche do time que estava jogando há dois anos, fez o Paysandu repensar o planejamento, dessa vez com Maurício Ettinger no comando da presidência.

A Copa do Brasil chegou e com ela a eliminação na segunda fase, dentro de casa para o CRB-AL. A eliminação custou aos cofres bicolores R$1.200 milhão e a pressão só aumentou, após a goleada sofrida para o Remo, dentro da Curuzu. O Papão chegou à final e viu o clube azulino ficar pelo caminho, mas a falta de padrão de jogo fez o técnico Itamar Shülle ser demitido do cargo, após outra goleada, dessa vez para a Tuna, no primeiro jogo da final. Neste momento assume o auxiliar permanente do clube, Wilton Bezerra, que comanda a equipe na decisão.

O título do Parazão foi decidido na Curuzu e o Papão, mesmo com todas as dificuldades, com uma goleada de 4 a 1, de virada e com a Tuna perdendo um pênalti no último minuto. Na semana seguinte o Brasileiro da Série C começou e com ele dificuldades e a torcida pegando no pé do novo técnico, Vinícius Eutrópio, que comandou o clube até o final do primeiro turno, com quatro empates, três vitórias e duas derrotas. Para o seu lugar chegou Roberto Fonseca.

O novo técnico fez o Paysandu conseguir resultados importantes ao longo da competição, porém, uma goleada de 5 a 1 para o Ferroviário-CE, fez a torcida questionar seu trabalho, porém, Fonseca foi mantido e o Paysandu conseguiu a classificação de forma antecipada para o quadrangular na primeira colocação e a esperança no retorno à Série B.

Veio o quadrangular decisivo e o Paysandu não teve forças. O Papão iniciou a disputa com empate com o Criciúma fora, mas dentro de casa, com o apoio da torcida, tropeçou ao empatar sem gols com o Botafogo e perder para o Ituano em São Paulo (SP), resultado que fez o técnico Roberto Fonseca cair do comando. 

Quatro técnicos passaram pelo Papão em 2021 

Nesta temporada, saíram do Paysandu 21 jogadores, incluindo o volante Paulinho e o atacante Rildo, que pediram para deixar o clube, após invasão dos torcedores ao gramado e nem jogaram a última partida contra o Botafogo.

Sem êxito no principal objetivo da temporada, o Paysandu tenta encontrar forças para a disputa da Copa Verde. O maior campeão da competição ao lado do Cuiabá-MT, o clube alviceleste busca a classificação para a semifinal diante do Castanhal, fora de casa. No primeiro jogo em Belém, as duas equipes empataram em 1 a 1. 

Paysandu