Paysandu: Ricardinho exibe laudo médico e diz estar liberado para jogar
O meia do Paysandu estava fora dos gramados desde a final do Parazão e hoje encontra-se liberado, depois de uma grave lesão no tendão de Aquiles, que o retirou dos gramados por cerca de seis meses
A principal referência técnica do meio-campo bicolor está de volta. Depois de seis meses em tratamento, desde a operação no tendão de Aquiles, após a final do Campeonato Paraense, Ricardinho exibiu um laudo médico que o libera para o retorno às atividades profissionais. Ao que tudo indica, o meia pode voltar aos gramados durante a Copa Verde, marcada para ocorrer entre os dias 25 de outubro e 15 de novembro.
Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!
A informação foi dada pelo próprio atleta, através das redes sociais. Em uma publicação feita no Instagram, o jogador do Papão postou uma imagem do laudo médico, assinada pelo ortopedista Fábio Santana (CRM 5255) dizendo que "Ricardo Dias Acosta encontra-se apto para o retorno de suas atividades sem restrições do ponto de vista ortopédico".
VEJA MAIS
Na legenda da imagem, um texto emocionado dá a ideia do quanto o atleta aguarda pelo retorno. "Depois de seis meses em recuperação, é com muita alegria que recebo a liberação para retornar a jogar meu futebol sem restrições. Agradeço a Deus que durante esse processo me ensinou sobre ser paciente, persistente e resiliente diante das incertezas", escreveu.
Em seguida, ele citou a família como fonte de energia para enfrentar o longo período de restrição física. "Celebro o amor incondicional da Ana, Duda e Manu, por elas fazerem da nossa família um ambiente aconchegante pra vencermos mais um desafio". Posteriormente, Ricardinho agradece toda a equipe médica responsável pelo tratamento e, por fim, agradece à comunidade bicolor.
"A todos do Paysandu e a nação bicolor pelo respeito ao ser humano Ricardo e ao carinho com minha família. Toda essa confiança é rara. Muito obrigado. Vamos em frente!". A previsão inicial do clube após o processo cirúrgico era de recuperação entre quatro e seis meses, nesse período, o jogador acompanhou o clube em vários momentos, sendo inclusive flagrado no gramado do Baenão, em julho deste ano, às vésperas do clássico Re-Pa.
A lesão
O jogador, referência técnica do Paysandu no início do ano, operou o tendão de Aquiles após a final do Campeonato Paraense, em abril. O Papão estipulou tempo de recuperação do atleta entre 4 e 6 meses.
Após a realização da cirurgia, o jogador voltou a dar entrada em um hospital da capital sentindo dores no peito. O atleta foi submetido a exames, que identificaram a presença de trombo venoso na panturrilha esquerda. Ricardinho fez um tratamento intensivo com anticoagulantes e recebeu alta dias depois.
Volta à concentração
Mesmo sem estar em condições de jogo, Ricardinho estava sendo relacionado para todas as partidas do Paysandu no quadrangular de acesso da Série C. A ideia da comissão técnica bicolor era que o meia voltasse a se integrar com o restante do elenco nos vestiários. Além disso, Ricardinho seria uma espécie de "motivador" do elenco nos duelos decisivos. Ricardinho tem 36 anos e foi inscrito ao lado de outros 16 atletas, mais o técnico Márcio Fernandes, para a disputa da Copa Verde, onde o Papão tenta o tri-campeonato.