MENU

BUSCA

Com um time inteiro de lesionados, Paysandu luta para repor peças no Parazão e Copa Verde

Embora alguns atletas já tenham retornado ao time, os desfalques ainda atormentam o técnico Márcio Fernandes

Luiz Guilherme Ramos

De um início de temporada promissor, o Paysandu viu o panorama mudar drasticamente após perder uma sequência de jogadores nas últimas partidas, a maior parte por conta das incessantes viagens e jogos com pouco tempo de descanso. No total, cerca de 12 atletas foram afastados em algum momento, em decorrência dos desgastes físicos, forçando a comissão técnica a improvisar peças em várias posições, enquanto o time se prepara para novas decisões pela Copa Verde e Copa do Brasil, além da fase final do Parazão.

Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!

Aos poucos, o time titular foi trocando as caras e perdendo a característica central de jogo, o que resultou na primeira derrota na temporada para o modesto Caeté, pela quinta rodada do Parazão. Depois disso o time ainda empatou com o Independente, pela sexta rodada, e com o Princesa do Solimões, no jogo de ida das quartas de final da Copa Verde. Na próxima quinta-feira, o time volta a campo contra os amazonenses, agora na Curuzu, para decidir quem avança à semifinal do torneio. 

Além dos citados, existem aqueles que estão em tratamento por períodos anteriores à temporada, caso do atacante Dalberto, que passou por uma cirurgia no ano passado, para recompor o ligamento do joelho esquerdo. O mesmo problema afeta o volante Yure, que sofreu um acidente doméstico e passou pelo mesmo procedimento cirúrgico, seguindo em recuperação, com estimativa de retorno para este semestre. 

Um caso à parte é o volante Bileu, que voltou ao time depois de quase um ano parado. O atleta se recupera de uma cirurgia no joelho e já treina com bola, mas não estava sendo relacionado aos jogos. No entanto, com a lesão de outro jogador, o zagueiro Iarley, ele foi sacado às pressas para tapar um buraco na defesa e acabou agradando o técnico Márcio Fernandes. O Paysandu disputa atualmente três competições, pelo menos duas delas com boas chances de sucesso.

VEJA MAIS

Lesão: Jiménez, volante do Paysandu, pode perder possível clássico Re-Pa pela Copa Verde 2023
Volante paraguaio Jorge Jiménez tem lesão no rosto e deve ficar afastado da equipe por 15 dias. Caso Papão avance na Copa Verde, ele não deverá disputar as semifinais


Paysandu: Bileu celebra retorno aos gramados um ano após cirurgia no joelho
O experiente volante de 33 anos precisou tapar um buraco na defesa bicolor, após o zagueiro Iarley torcer o tornozelo; mesmo sem esta oficialmente liberado, Bileu foi improvisado na zaga e ajudou Paysandu a vencer a Tuna no último sábado, pela sexta rodada do Parazão


Pressionado após empate, Márcio Fernandes diz que Paysandu sofre com a falta de peças de reposição
O técnico tentou se mostrar conformado com o empate, mas as baixas fora de hora deixaram o comandante incomodado com o rendimento de alguns atletas, entre eles o zagueiro Bocanegra, que sofreu a segunda expulsão seguida no Paysandu

No Parazão, o time é o segundo colocado na classificação geral, atrás apenas do Clube do Remo e já classificado à fase final. Na Copa Verde, os bicolores jogam nesta quinta-feira (23), contra o Princesa do Solimões-AM, na Curuzu. Uma vitória simples garante o time na semifinal do torneio, onde poderá enfrentar o Leão Azul, caso este passe pelo São Raimundo-AM, nesta quarta (22), também na capital paraense.

A terceira competição é a Copa do Brasil, que terá os jogos da terceira fase nos dias 12 e 26 de abril. Nela, o Paysandu poderá ter pela frente adversários de peso do futebol brasileiro. Estão no pote 1 os times: Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Fortaleza, Corinthians, Internacional, Santos, América-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba. Do outro lado, além de Paysandu, estão Remo e Águia, representando o futebol paraense. 

A reportagem de O Liberal entrou em contato com a assessoria do clube para saber a lista atualizada de desfalques, bem como os retornos para os jogos da semana. De acordo com o informado, ainda continuam fora de rota os seguintes jogadores: Jimenez (fratura no nariz), Naylhor (entorse no joelho), Stéfano Pinho (joelho), Iarley (entorse no tornozelo) e João Vieira (joelho).

Confira todos os jogadores que já se lesionaram pelo Paysandu em 2023

Gol

  • Victor Souza (coxa esquerda)

Lateral-direita

  • Samuel Santos (lesão muscular na panturrilha)


Lateral-esquerda

  • Eltinho (lesão muscular na panturrilha esquerda)
  • Eric Vieira (deixou a partida contra o Independente machucado e não foi relacionado no jogo seguinte)

 
Zaga

  • Naylhor (estiramento no ligamento do joelho)
  • Genilson (fratura no nariz)
  • Wanderson (corte na face)
  • Bocanegra (coxa esquerda)


Cabeça de área

  • Jimenez (fratura no nariz)


Meio

  • Ricardinho (entorse no tornozelo)

 
Atacantes 

  • Stefano Pinho (lesão foi no tendão posterior da coxa)
  • Alex Matos (posterior da coxa esquerda)
Paysandu