MENU

BUSCA

Com ex-diretor do Flamengo, Paysandu contrata consultoria para fazer reforma administrativa no clube

Nas próximas semanas a Alvarez & Marsal vai realizar uma espécie de “diagnóstico de problemas” no Papão. Clube sonha em voltar à Série A em algumas temporadas. 

Caio Maia

O Paysandu anunciou no último final de semana um acordo que promete mudar de vez a administração do clube. O Bicola assinou contrato com a Alvarez & Marsal, escritório internacional especializado na reestruturação administrativa de times de futebol. Quem vai liderar este processo na Curuzu como representante da consultoria será Fred Luz, ex-diretor executivo do Flamengo.

Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!

Fred esteve ligado ao início da "era de ouro" do Flamengo. Ele entrou no clube em 2013, no início da gestão do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, e ficou no clube até 2019, quando iniciou o mandato do atual presidente, Fernando Landim. Na Gávea, Fred liderou o processo de reestruturação financeira que transformou o clube em um dos mais ricos do Brasil nos anos seguintes.

VEJA MAIS

O retorno à Primeira Divisão do Brasil talvez seja o maior sonho da torcida do Paysandu. Acostumado a ocupar a prateleira de cima do futebol nacional no início dos anos 2000, o Bicola está a 18 anos "vagando" entre participações pouco expressivas nas Séries B e C do Brasileirão.

De acordo com Fred Luz, o Paysandu tem grande potencial de voltar à elite nacional, basta, no entanto, colocar a casa em dia. Ele pede a torcida paciência e afirma que um processo de reestruturação administrativa e financeira pode demorar vários anos.

"Pelo que eu vejo, pelo tamanho do Pará, de Belém, comparando com outros clubes do Brasil que estão até em cidades menores, de menor potencial e menor torcida, eu entendo que o potencial do Paysandu é enorme, é questão de trabalhar de uma forma estruturada. É mal comparando, porque as dimensões são muito distintas, mas, por exemplo, quando eu entrei no Flamengo o clube era desacreditado e lutava para não cair, e olha o que o Flamengo, depois de seis, sete, dez anos o que foi construído?", questiona.

Flamengo é a principal meta

A mudança de patamar competitivo do Flamengo nos últimos anos deve ser utilizada pela Alvarez & Marsal como exemplo do que fazer no Paysandu. Fred diz que, guardadas as devidas proporções, ambas as equipes são grandes no cenário nacional e que devem subir os "degraus evolutivos" com calma, para não ultrapassar processos de desenvolvimento administrativo.

"Embora o potencial seja muito grande, o caso do Flamengo é um exemplo disso, é o Paysandu, nas devidas proporções, também. Essa trajetória tem que ter uma certa paciência porque o Paysandu não vai sair do dia para a noite do estado em que está, que não é desesperador, mas ele vai precisar trilhar o caminho da Série C para a Série B com solidez; depois desenvolver na Série B para, lá na frente, ter os recursos necessários para entrar e ficar na Série A", explicou.

Paysandu