Irmãos 'Sampaio' comandarão a arbitragem da final da Copa Verde entre Paysandu e Cuiabá
Savio e Wilton Pereira Sampaio estarão nas funções de árbitro central e árbitro do VAR na final da Copa Verde
Apesar de não existir uma contabilidade exata acerca da quantidade de pessoas da mesma família que compartilham uma profissão, é empiricamente natural pensar que a influência exercida entre parentes em torno de uma determinada carreira ocorra com certa frequência. Nesta quarta-feira (20), o futebol reservará um dos fatos que exemplificam isto: dois irmãos trabalharão juntos na condução da arbitragem da final da Copa Verde, entre Paysandu e Cuiabá, às 21h desta quarta-feira(19), no Mangueirão, em Belém.
O assistente administrativo Savio Pereira Sampaio será o árbitro central de campo e terá o auxílio do irmão mais velho, Wilton Pereira Sampaio, que comandará o VAR (video assistant referee). A diferença entre eles é de apenas três anos (Savio tem 34 e Wilton tem 37 anos de idade), mas, enquanto Savio está começando a despontar no ofício, Wilton já ocupa o quadro da FIFA e trabalhou na última Copa do Mundo, na Rússia.
Neste ano, Savio trabalhou como árbitro em um único jogo do Papão. Foi na decisão das quartas de final da Copa Verde, contra o Bragantino, no estádio Diogão, em Bragança. O Bicola venceu nas penalidades. Wilton, por sua vez, conduziu o último Re-Pa do ano, que terminou 3 a 1 para o time alviceleste, também pelo torneio regional, no Mangueirão.
Apesar de serem irmãos, os dois atuam por federações diferentes. Natural de Teresina de Goiás, Wilton apita pela federação de Goiânia, mas já representou a federação de Brasília, instituição defendida, atualmente, pelo irmão Savio.
OUTRO CASO
Paulo César de Oliveira e o caçula Luiz Flávio de Oliveira também foram irmãos que trabalharam juntos na arbitragem brasileira. PC já se aposentou, mas chegou ao quadro da FIFA e é reconhecido como um dos grandes árbitros do Brasil. O irmão, Luiz Flávio, alcançou o quadro da FIFA também. Nesta década, a dupla apitou seis das sete finais da Copa do Brasil.
Palavras-chave