Patinadora brasileira compete nas Olimpíadas Rollergames 2019: Barcelona
Camila Cavalheiro participa na categoria Inline Downhill, a modalidade mais rápida da patinação
A ascensão do esporte de patinação faz com que atletas ganhem notoriedade internacional. É o caso de Camila Cavalheiro que será primeira brasileira a competir na modalidade Downhill nas olimpíadas Rollergames 2019 em Barcelona.
Por conta de seu alto desempenho na modalidade radical, Camila foi convocada pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) para participar do World Roller Games 2019 neste mês de julho.
Camila, 30 anos, natural da cidade de Maringá- PR, contudo, mora na região da Penha (SP), conta como começou sua trajetória no patins.
"Eu estava passando por uma loja de artigos esportivos e os patins expostos me chamaram atenção após assistir um vídeo dentro do próprio estabelecimento sobre o esporte", disse
A paixão por patinar foi tão intensa que já no ano seguinte ela participou do primeiro campeonato em Curitiba (PR) de nível nacional e obteve seu primeiro pódio, 1º no Jump e 3º no slide. No total, a atleta já participou de sete competições de Freestyle slide.
Apesar do reconhecimento, sua trajetória foi de altos e baixos até conseguir o reconhecimento como a primeira e única patinadora feminino que irá participar deste grande evento internacional. “Infelizmente o esporte ainda não tem tanta visibilidade se comparado aos demais, e a situação se torna ainda mais complicada pelo fato de ser uma mulher competindo, já que não temos ainda o mesmo espaço que os homens, tanto que as próprias jogadoras da seleção do Brasil de futebol fizeram um apelo”, ressalta a atleta.
O sonho de participar de uma competição desse porte quase foi sabotado por motivos financeiros, já que a atleta não tinha a quantidade necessária para arcar com as despesas da viagem, motivo que fez com que ela criasse uma “vaquinha online” para tentar arrecadar dinheiro e realizar seu sonho.
“Foi graças ao incentivo de grandes marcas e de pessoas que acreditaram no meu potencial que eu vou conseguir representar o país”, destaca.
Camila será a primeira mulher que irá competir na modalidade Inline Downhill no World Roller Games a mais rápida da patinação e pode alcançar velocidades acima de 100km/h.