MENU

BUSCA

Paysandu e Tuna decidem o Parazão pela primeira vez em 19 anos; confira o retrospecto

Última decisão entre Bicola e Lusa foi em 2002

Andre Gomes

A final do Campeonato Paraense 2021 entre Paysandu e Tuna Luso traz consigo uma série de marcas históricas. Esta é a primeira vez desde 2002 que Papão e Águia decidem o título estadual. O confronto também é uma oportunidade para o Paysandu se distanciar dos rivais "cara a cara" em finais do Parazão. A equipe de O Liberal traz o retrospecto.

Confira como foi a partida Paysandu x Tuna na primeira fase do Parazão


Oito

Segundo os números repassados pelo jornalista e historiador Jorginho Neves, a edição deste ano representa a oitava final entre Paysandu e Tuna na história do estadual. O placar é favorável ao clube com maior número de conquistas do Parazão, o Bicola: 5 a 2 contra a Lusa.

Ao longo da história, Paysandu e Tuna Luso também já terminaram como campeão e vice em outros campeonatos. Porém, em outras fórmulas, como quadrangulares, triangulares, pontos corridos ou no caso da equipe ganhar os dois turnos e não necessitar de uma final.

A última

Antes de 2021, como mencionado, a última decisão entre alvicelestes e cruzmaltinos foi em 2002. O Paysandu não tomou conhecimento do adversário e venceu as duas partidas, disputadas no Mangueirão.

No primeiro jogo, no dia 12 de junho daquele ano, vitória por 3 a 1 - Valdomiro, Biro (contra) e Albertinho marcaram para o Bicola e Theo descontou. Na partida de volta, uma goleada por 3 a 0 - gols de Valdomiro, Sandro Goiano e Albertinho - garantiu a taça para o Paysandu.

A final deste ano ocorre nos dias 16, às 10h, no Estádio do Souza e 23 de maio, às 17h, na Curuzu. Ambas as partidas têm transmissão lance a lance pelo OLiberal.com.

Confira o retrospecto das sete finais entre Paysandu x Tuna:

1934 - Paysandu

1955 - Tuna Luso

1962 - Paysandu

1970 - Tuna Luso

1976 - Paysandu

1984 - Paysandu

2002 - Paysandu

Parazão