MENU

BUSCA

Morre, aos 85 anos, Uwe Seeler, ídolo do futebol alemão

Seeler contribuiu para o futebol da Alemanha e ajudou o país a conquistar o vice-mundial de 1966. Pelo Brasil, já foi elogiado por Pelé

Rayanne Bulhões

Morreu, nesta quinta-feira (21), aos 85 anos, ex-atleta Uwe Seeler, capitão da Alemanha durante a final da Copa do Mundo de 1966. Uwe era considerado ídolo ao país pela contribuição no esporte há mais de 40 décadas. Era famoso pelas bicicletas e pela maneira de finalizar as jogadas – em gols – com ângulos improváveis. O enterro será na cidade de Hamburgo, onde ele viveu maior parte de própria carreira.

Desde 2020, Seeler estava com a saúde debilitada. Fez uma operação para reparar o quadril após uma queda em casa. Perdeu a audição do lado direito e teve problemas de equilíbrio após um acidente de carro em 2010. Chegou a colocar um marca-passo e removeu um tumor do ombro.

Seeler era casado com Ilka, há mais de 60 anos, e teve três filhas. Parte da família seguriam os passos de Uwe. O neto Levin Oztunali é atleta do Union Berlin, do Campeonato Alemão. O irmão mais velho de Seeler, Dieter, chegou a jogar pelo Hamburgo, e o pai, Erwin, trabalhava em uma barcaça no porto de Hamburgo e também era conhecido por jogar futebol na cidade.

VEJA MAIS 

Liverpool goleia o RB Leipzig na Alemanha com show do atacante Darwin Núñez
Essa foi a segunda vitória do Liverpool em três amistosos na pré-temporada


Barcelona acerta a contratação do atacante polonês Robert Lewandowski
Jogador estava desde 2014 no Bayern de Munique, da Alemanha


 

Trajetória de Uwe Seeler no futebol

Seeler iniciou sua carreira no time da cidade de Hamburgo, ficou de 1956 a 1972. Representou a seleção da Alemanha Ocidental por 16 anos, entre 1954 e 1970. Foram 72 jogos, 33 gols e 4 copas.

 Uwe foi eleito, ainda, o jogador do ano do futebol alemão, entre as décadas de 60 e 70. Pelé incluiu Seeler em sua lista dos maiores jogadores vivos do mundo em 2004. “Me surpreendeu foi sua capacidade de cabecear a bola”, disse Pelé. “Seu controle de bola era perfeito, seu chute preciso, e o que realmente me surpreendeu foi sua habilidade no cabeceio”, elogiou à época o Rei do Futebol.

Vida saudável: patins são opção de lazer e exercícios ao ar livre em Belém
Soma de esporte e lazer, o patins volta a tomar as ruas da capital paraense como opção de exercício de baixo custo e alta liberdade


'Castelo dos Sonhos': Projeto muda a vida de crianças e jovens por meio do esporte e cultura
O Projeto Castelo dos Sonhos começou em 1995 no Campus Universitário de Castanhal em parceria com a Hiléia e a Prefeitura de Castanhal


 

Times estrangeiros

O jogador alemão, Uwe Seeler, recebeu propostas de clubes da Espanha e da Itália, mas recusou. Seeler venceu o Campeonato Alemão em 1960 e a Copa da Alemanha em 1963.

Projeto social esportivo muda a vida de 130 crianças em Santarém
A paixão pelo esporte foi o pontapé inicial do projeto

A Fifa prestou solidariedade ao jogador:


Esportes