MENU

BUSCA

Torneio de Futebol de 5 promove cidadania para deficientes visuais

1ª Taça Pará de Futebol de 5 ocorre em setembro

Andre Gomes

Em um torneio que envolve esporte, cidadania e inclusão, o Clube de Futebol para Cegos do Pará (CFCP) promove, entre os dias 13 e 15 de setembro, a 1ª Taça Pará de Futebol de 5. O evento conta com a parceria da Federação Paraense de Desportos de Deficientes Visuais (FPDV) e Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

CIDADANIA

Organizador do evento, Jordan França, estudante de Ciências Sociais e deficiente visual, exalta realização do evento, que segundo ele, vai muito além do que apenas uma competição esportiva paralímpica.

"Quando a gente pensa em trabalhar uma modalidade paralímpica, a ideia não é só competir, é justamente isso: cidadania. É trazer o ser humano para o convívio, dar autonomia, abrir um leque de possibilidades e também para que possa estar voltando à integração social [no caso de quem perde a visão ao longo do tempo]", afirma.

UFPA PARALÍMPICA

A professora do curso de Fisioterapia Marília Passos é uma das idealizadoras do Projeto UFPA Paralímpica, que oferece prática esportiva para alunos com deficiência da instituição e, além disso, aproxima a parte acadêmica às equipes já existentes em Belém.

"Por esse motivo o projeto foi convidado pela CFCP, para darmos suporte durante a competição. Sempre pensei no UFPA Paralímpica como uma porta para que várias áreas, dentro da universidade, tenham contato com o esporte para pessoas com deficiência", conta Marília.

Serviço -

As incrições são feitas pela Federação Paraense de Desporto de Deficientes Visuais (FPDV) e vão até o dia 30 de agosto.

Mais Esportes