MENU

BUSCA

Pesquisa reforça importância de atividades físicas em crianças e adolescentes

Prática esportiva melhora saúde física e mental de jovens, além de ser porta de entrada para uma carreira esportiva

O Liberal

A prática de esportes não é apenas para competições. Ela também serve para proporcionar uma melhor qualidade de vida por afastar o sedentarismo. Apesar de não se ter idade para começar a se exercitar, quanto mais cedo as pessoas entram no mundo esportivo, mais benefícios elas têm. Assim, as escolas possuem papel fundamental na hora de estimular as crianças, com as aulas de educação física, que são, muitas vezes, a porta de entrada para se apaixonarem por uma modalidade.

O professor Lucas Alves explica que, além dos benefícios físicos, o esporte ajuda na formação do caráter, controle de ansiedade, ajuda na socialização, dentre outros.

“Esse conjunto acontece porque, quando praticamos algum tipo de exercício físico, nosso corpo libera um conjunto de substâncias como endorfina, serotonina, hormônio do crescimento, adrenalina e noradrenalina, melhorando a saúde em vários aspectos e ajudando no desempenho dos estudantes dentro e fora da sala de aula”, explica o professor.

Entretanto, segundo o último levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PenSe),  60,8%, dos escolares do nono ano do ensino fundamental, foi classificada como insuficientemente ativa e 4,8% como inativa. Os 34,4% restantes eram ativos ou tinham 300 minutos ou mais de atividade física, nos sete dias antes da pesquisa.

Para a maioria dos alunos, as aulas de educação física são o único espaço para praticar algum tipo de exercício ou esporte. E, para outros, é nas aulas que eles vão pegando o gosto por determinadas modalidades, que podem se tornar futuras profissões.

O estudante Anderson Juan, de 17 anos, começou a praticar esportes na escola e foi lá que ele se apaixonou pelo basquete. O jovem também praticou outros esportes como futsal e handebol,  mas a paixão pela modalidade falou mais alto.

“Eu me apaixonei pelo basquete porque é um esporte coletivo, que exige muito foco e atenção e, acima de tudo, é uma modalidade que te ensina a melhorar cada dia mais”, contou Juan.

Com o time da escola, o adolescente participou dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em que conseguiu o primeiro lugar. Com o resultado, a equipe foi classificada para o Super JEBs e foi vice-campeã. “Foi uma experiência única na minha vida. Viajar para outros municípios para jogar basquete foi ótimo. Eu acho muito importante as escolas estimularem a prática de esportes”, disse Juan.

"O esporte me ajudou muito fisicamente, antes eu estava acima do peso e agora estou mais saudável. Além disso, contribuiu para controlar a minha ansiedade”, finalizou Anderson Juan.

 

Mais Esportes