MENU

BUSCA

Pelotão das Manas: grupo de ciclismo alia prática esportiva e o empoderamento feminino

Grupo de pedal visa dar espaço para que mulheres possam praticar o esporte com segurança

Aila Beatriz Inete

Apoiar, empoderar e pedalar. É isso que o Pelotão das Manas faz há mais de quatro anos. O grupo de ciclismo da Região Metropolitana de Belém surgiu de forma despretensiosa e voltado para mulheres, em 2018. Um dos principais focos era atender o público feminino que não tem tanto espaço no esporte.  

“A ideia do grupo surgiu de uma ação da marca de uma bicicleta aqui no estado no ano de 2018. Eu precisava montar um grupo de bike, de preferência voltado para o público feminino. E, então, surgiu o pelotão das manas”, relatou Joana Santos, criadora do projeto. 

Cada vez mais, o ciclismo tem se tornado popular entre as pessoas, especialmente por mesclar a prática esportiva com o bem-estar físico e mental, já que muita das vezes, os percursos são em trilhas, em contato com a natureza. 

No entanto, a maioria dos grupos são formados para o público masculino. Uma das participantes do projeto, a arquiteta Marielza Capeloni, relata que muitas mulheres se sentem inseguras para pedalar sozinhas e o Pelotão das Manas veio para abraçá-las. 

" alt=" " height="511" layout="responsive" width="768" >

O Pelotão das Manas não só estimula a prática esportiva como também apoia emocionalmente e o empreendedorismo das mulheres. Assim, durante eventos de trilhas, pedais e nos grupos de mensagens, as meninas vão anunciando seus produtos e comercializando entre si. 

“O ciclismo é uma válvula de escape para nós que estamos em constante atividade durante a semana. No nosso grupo existem meninas empreendedoras, com lojas de roupas de ciclismo de outros ramos, no qual ajudamos. Tem nutricionista que vamos em consulta e outros”. 

Além de organizarem trilhas e passeios ciclísticos, o grupo também promove remadas, sempre com o intuito de promover experiências enriquecedoras para os participantes. 

Tendo no grupo mulheres que já superaram o Câncer de Mama e sabendo da importância da conscientização e autoexame, o Pelotão das Manas vai promover um pedal em alusão ao Outubro Rosa. O evento vai ocorrer no dia 16 de outubro, no Sítio Cupuaçu, em Benevides. 

“Todas as causas são importantes,  principalmente as que envolvem saúde. Você pode aliar uma causa tão nobre que é a informação e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama, com a prática esportiva saudável. Acho que é uma excelente maneira de divulgação e agregação”, finalizou Marielza Capeloni.

Serviço

Trilha das Manas (Outubro Rosa)

Data: 16/10/2022

Local: Sítio Cupuaçu, Benevides

Horário: a partir das 7h30

Inscrições e mais informações: Site Pelotão das Manas

Mais Esportes