MENU

BUSCA

Paratletas paraenses disputam vaga para o Campeonato Brasileiro de Bocha

Seletiva ocorre neste sábado (12), às 9h, na escola de Educação Física do Estado

Aila Beatriz Inete

Paratletas paraenses disputam a seletiva para o Campeonato Brasileiro de Bocha. A seletiva regional ocorre neste sábado (12), às 9h na Escola de Educação Física do Estado. São cerca de 20 atletas, com idades entre 16 a 20 anos, de vários municípios do Pará, como Benevides, Marabá e Santa Isabel, que buscam o torneio nacional e um espaço na Seleção Brasileira. 

Três clubes terão representantes na disputa: Tuna Luso, Associação Clube Esporte Adaptado de Belém e a Associação Paraolímpica de Marabá.  

Sem muitos patrocínios, os campeonatos, normalmente, são organizados pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), que também conta com o apoio de pais e familiares de atletas para as realizações dos eventos. 

Esporte Inclusivo: poderosa ferramenta para pessoas com deficiência; vídeo
Paratletas paraenses já vêm ganhando destaque no cenário nacional, como Bruna Lima (vôlei sentado), Thiego Marques (judô) e Alan Fonteles (atletismo). Projeto forma novos medalhistas

Gisane Rodrigues, uma das organizadoras da seletiva e professora, chama atenção para a falta de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Ela explica que incentivar a prática de esporte para essas pessoas, é muito importante. 

“Quando essas crianças conseguem ser vitrine dentro de uma competição esportiva, elas se sentem incluídas dentro da sociedade. E mais ainda. é uma forma delas mostrarem a sua importância. Com esses torneios, se eles conseguirem destaque, eles têm a possibilidade de ganharem uma Bolsa Atleta, seja estadual ou federal”, explicou Gisane. 

A bocha é uma das modalidades paralímpicas, praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral e que são cadeirantes. É muito conhecida por ser inclusiva e possibilitar que pessoas de diferentes idades pratiquem o esporte. 

Mais Esportes