Paraenses participam de curso internacional de handebol
Evento, organizada pela CBHb, é ministrado pelo espanhol Dueñas, comandante da seleção brasileira.
Técnicos paraenses de handebol estão inscritos no curso internacional de handebol ministrado pelo técnico da Seleção Brasileira Adulta de Handebol Feminino, o espanhol Jorge Dueñas.
Entre eles, Gabriel Oliveira, Semel/Castanhal, Evandro Viegas, Colégio Sucesso Belém, Roger Moura, Carajás/ Parauapebas, Ana Cláudia, Adecem/ Breves, Helena Fialho, CEHF/Castanhal, Silvani Bentes, Esmac/Ananindeua), Davina Gadelha, Belém, além do presidente da Federação Paraense, Fabrício Moju. O curso começa no dia 16. .
“O curso é de grande valia, pois o conhecimento adquirido e a qualidade do técnico, da escola espanhola, eleva o nível do curso”, diz Fabrício.
“É importante para nós, porque vamos aprender a sistematização do jogo proposto por ele [Jorge Dueñas]”, fala Davina, ex-técnica do Paysandu.
“Estou já na expectativa desse curso que vem num momento certo. O handebol está parado por causa da covid-19 e o curso nos coloca em ação”, conta Evandro Viegas, técnico do Colégio Sucesso.
Curso
O curso é sistematizado e dividido em seis módulos sendo um em cada dia e todos tendo início às 16h30 [horário de Brasília] pelo site da Confederação Brasileira.
O evento faz parte das comemorações de 41 anos de fundação da Confederação Brasileira de Handebol, completados no último dia 1 de junho.
Módulos
Os módulos ministrados pelo técnico Dueñas, sâo:
16 de Junho- Modelo de Jogo Ofensivo Seleção Brasileira Feminina
18 de Junho - Defesa: Defesa ao Pivô
23 de Junho - O Contra-ataque
25 de Junho - Retorno Defensivo
30 de Junho - Técnica Tática Individual Goleiro, com a participação do professor Juan Carlos Aberasturi, preparador de goleiros da Seleção Brasileira Feminina
02 de Julho- Técnica Tática Individual Pivô
Dueñas
No comando da Seleção Brasileira Feminina desde 2017, Jorge Dueñas liderou a campanha que garantiu a vaga olímpica para os Jogos de Tóquio com a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.
Foi também ouro nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba em 2018 e Campeonato Sul-Centro Americano de 2018 em Maceió.
Como treinador da Seleção Feminina da Espanha, Dueñas conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, de prata no Campeonato Europeu de 2008 e a de bronze no Campeonato Mundial de 2011. Ele é membro da Comissão de Treinamentos e Métodos da Federação Internacional de Handebol desde 2018.