Paraenses concluem curso de arbitragem e se tornam árbitros nacionais; saiba mais
Novidade no esporte olímpico traz ao Pará três novos árbitros, que poderão atuar em todas as competições disputadas no país
A partir do mês de abril, o Pará passa a contar com três grandes novidades no quadro de árbitros do skate nacional. Os atletas paraenses Marcio Elias Costa, Joel Brito e Marivaldo Silva completarão o Curso de Arbitragem, promovido pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK), que será realizado em Brasília-DF e passam a ser oficialmente árbitros da modalidade olímpica.
Com isso, os três passam a ser relacionados para trabalhar em todas as competições do esporte, disputadas em solo nacional, como Campeonato Brasileiro, Mundial, entre outros. De acordo com o diretor executivo da Federação Paraense de Skate (FPSK), Eduardo Sardo Mendes, a novidade agrega uma evolução significativa à modalidade, que vem ganhando adeptos nos últimos anos.
“É uma grande conquista para o skate paraense e da região norte. Uma conquista que esperávamos há 20 anos desde a fundação da CBSK e vem para somar não só nas competições, mas no nível de empenho dos nossos atletas”, comemora. Elias, Joel e Marivaldo passam a ser os primeiros árbitros da Região Norte, credenciados pela entidade máxima do esporte olímpico.
Márcio Elias é um veterano do skate, esporte que pratica desde a década de 80. Joel e Marivaldo iniciaram sob as quatro rodinhas nos anos 2000. Todos eles possuem larga experiência no esporte e já disputaram competições no norte e nordeste do país. Para chegar à condição de árbitro, os atletas contaram com apoio direto da Federação Paraense de Skate e órgãos públicos de incentivo ao esporte.