MENU

BUSCA

Nostalgia: torneio de futebol de botão vira oportunidade de relembrar jogos marcantes

Longe dos estádios há mais de um ano por causa da pandemia, grupo de torcedores rememora grandes elencos de times de Belém

O Liberal

Ainda sem público permitido nos estádios, um grupo de torcedores de Belém decidiu se reaproximar do futebol por meio da nostalgia. Na manhã deste sábado (19) aconteceu o Segundo 'Parazão Umarizal' de futebol de botão, na sede da Tuna Luso. O evento reuniu 16 participantes. O torneio foi, na verdade, uma maneira de relembrar a infância e os jogadores que marcaram a trajetória dos principais clubes da capital paraense. 

“Tudo começou com seis amigos, que se reuniram na casa do Rui [um dos membros da equipe]. De lá para cá foi crescendo por conta das redes sociais. O bacana do futebol de botão é que o importante não é ganhar, o importante é a alegria da competição”, afirma Araújo.

Para dar complexidade e emoção à competição, os times foram divididos em quatro grupos, com fases classificatórias de idas e voltas. Os dois melhores avançam ao 'mata-mata', em partidas eliminatórias até a final. Mas o foco principal dos idealizadores é a nostalgia: é relembrar grandes elencos dos times de Belém.

“A ideia é fazer o Parazão, pois muitos de nós íamos para os estádios com os nossos pais. Tomamos isso como uma oportunidade de reviver o Campeonato Paraense que vivemos na nossa infância, com a presença de clubes como Pinheirense, Sport Belém, Izabelense”, explica João Albernaz.

 

Mais Esportes