MENU

BUSCA

No Pará, muay thai passa a ter categorias para crianças e adolescentes

Federação Internacional de Muaythai cria categoria para competidores entre 8 e 15 anos e modalidade, no estado, se organiza para dar treinamento a árbitros

O Liberal

Cada vez mais acessível em academias e escolas de artes marciais, o muay thai vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo entre todas as idades. Recentemente, a Federação Internacional de Muay Thai (IFMA) criou uma nova categoria para competições visando crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos. A novidade, porém, apresenta especificações e critérios que dão segurança e respeitam a faixa etária na inserção desses novos atletas.

VEJA MAIS

"Assim como no futebol, que tem um trabalho de base muito forte, nós acreditamos que a federação tem que trabalhar juntamente com as academias em formar esses atletas, começando pelos juniores, pelas crianças, a base de tudo. Quando você introduz os atletas dessa nova modalidade, de 8, 9 anos, já é um norte para você fazer esse trabalho de base. Hoje, a IFMA tem 127 categorias para juniores e só 50 para adulto. O investimento nas crianças é muito alto. A formação é a base de tudo. A federação vem trabalhando muito forte para organizar nas academias a formação desses atletas e na parte educacional das crianças", salienta.

Para os pais, Agnaldo endossa o discurso educativo e de disciplina inerentes à prática esportiva, particularmente do muay thai. O presidente da federação paraense faz um convite aos responsáveis para que se sintam confortáveis nos primeiros passos dos filhos.

"Que os pais não fiquem na dúvida se a criança está aprendendo as técnicas ou indo para o treino só para brigar. Quando a criança aprende lutas, já sabe que lutar não é brigar, lutar é competir", finaliza.

Mais Esportes