MENU

BUSCA

Morre aos 70 anos a lenda da Fórmula 1, o austríaco Niki Lauda

Ex-piloto era transplantado do tim

Redação Integrada

O austríaco Niki Lauda, considerado uma verdadeira lenda da Fórmula 1, morreu nesta segunda-feira, aos 70 anos. O ex-piloto vinha se submetendo a sessões de hemodiálise por conta de transplantes de rim feitos em 1997 e 2005. No início deste ano, após um transplante de pulmão, Lauda teve uma gripe forte, que deixou sua saúde debilitada.

Em e-mail, a família de Lauda informou oficialmente a morte do ex-piloto, que descreveu como "pacífica". A mensagem  destaca: "Suas realizações únicas como atleta e empreendedor são e permanecerão inesquecíveis; seu incansável entusiasmo pela ação, sua franqueza e sua coragem permanecem um modelo e uma referência para todos nós. Era um marido amoroso e atencioso, pai e avô longe do público, que sentirá sua falta."

Único piloto campeão mundial com vitórias memoráveis em 1975, 1977 e 1984 - as duas primeiras pela Ferrari e a última pela McLaren -, Niki lauda deixou a Fórmula 1 em 1985.

Em 1976, sofreu um acidente que quase abreviou sua carreira no automobilismo, no circuito de Nurburgring (Alemanha). Lauda teve graves queimaduras pelo corpo. Após um intensivo tratamento, retornou às pistas e ainda conquistou mais dois campeonatos.

Mais Esportes