CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lutando contra as adversidades, paraense atleta de jiu-jitsu conquista sete pódios em dois meses

Marcos Antônio treina a arte suave desde 2003 e desde então trabalha para alcançar o reconhecimento e manter os projetos sociais com jovens carentes que querem aprender artes marciais em Ananindeua, onde mora e mantém academia

Luiz Guilherme Ramos

Viver do esporte amador em uma terra de baixos incentivos é literalmente uma "luta". Milhares de atletas que sonham com a autossuficiência muitas vezes esbarram na falta de verbas, estrutura e divulgação, principalmente quando a modalidade é individual. Manter-se no topo torna-se um verdadeiro sacrifício e cada conquista é celebrada como se fosse a última. O paraense lutador de jiu-jitsu Marcos Antônio é um conhecedor desta realidade e mesmo assim conseguiu um feito e tanto: sete pódios em intervalo de dois meses. 

A façanha do atleta de 37 anos, faixa-preta 2º grau e morador de Ananindeua começou em julho, quando conseguiu dois segundos lugares na 3ª e 4ª etapa do Campeonato Paraense. Em seguida, ele foi campeão na categoria e absoluto do Paraense Regional. Já em setembro, Marcos ficou em terceiro lugar no mundial de jiu-jitsu, disputado em Fortaleza, e fechou a série no torneio comemorativo do Dia Internacional do Jiu-Jitsu, disputado no dia 11 deste mês, em Ananindeua, onde conquistou o título na categoria e absoluto. 

SAIBA MAIS

image Em busca do título brasileiro de boxe, lutador paraense diz que leva 'Marajó no sangue'
Nascido em Muana, Jonatas Rodrigo enfrenta paulista pelo título do Conselho Nacional de Boxe (CNB) neste sábado (17).


image Após sair do UFC, paraense Michel Trator vence em evento internacional na Sérvia
Lutador derrotou o sérvio Stefan Negucić por decisão dos juízes


image Torneio de jiu-jitsu celebra modalidade e reúne 400 atletas em Ananindeua
Evento foi alusivo ao Dia Mundial do Jiu-Jitsu e buscou incentivar as pessoas a buscarem o esporte


 

Para alcançar o feito, o atleta contou que faz um rígido processo de preparação que muitos atletas acabam por desistir, após as dificuldades de conseguir apoio ou patrocínio para necessidades básicas de um atleta de alto rendimento. "Eu costumo falar que nossos pais nos mandam trabalhar, estudar, formar família. Tudo isso eu fiz, comecei trabalhando em outros empregos até chegar onde estou. Não foi fácil, até porque não temos apoio, ajuda para deslocamento, alimentação, preparo. É uma tarefa bastante exaustiva", conta. 

Hoje, Marcos é patrocinado por duas empresas e consegue, além dos treinos e competições, manter dois projetos beneficentes com crianças carentes, bem como a academia, que funciona as dependências da própria casa, no bairro do Guajará II. "Hoje eu tenho a ajuda preciosa da WE Engenharia e do Instituto Junior Santos, que me ajudam nessa tarefa e dão apoio aos projetos que desenvolvemos", explica. 

 (Igor Mota / O Liberal)

Um deles é o "Anjos da Guarda", com o apoio da Guarda Municipal de Ananindeua, que oferece aulas gratuitas em três polos no município: as escolas Oneide Tavares, Gondin Lins e Escola Paraense. O outro projeto é vinculado ao Instituto citado por ele, onde ministra aulas de artes marciais na Estrada do Maguari e no bairro do Aurá.

Marcos treina jiu-jitsu desde 2003, é discípulo do mestre Rodrigo Aleixo e hoje ajuda cerca de 60 alunos, entre 16 e 47 anos, na Marcos Antônio Team, filial da Academia Rajj, a dominarem as técnicas da arte suave e, paralelamente, se prepara para um novo desafio, o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que será disputado em outubro, na cidade de Castanhal, nordeste paraense. "Será mais um desafio no qual estou me preparando bastante. Todo esforço vale a pena, pois temos muitas pessoas que estão conosco e se espelham no esporte para alcançar maior qualidade de vida", encerra.  

Conquistas:

2° lugar circuito paraense AJP Ananindeua Gi 
2° lugar circuito paraense AJP Abaetetuba Gi 
2° lugar campeonato paraense Gi
1° lugar campeonato paraense Nogi 
1° lugar campeonato paraense absoluto Nogi 
3° lugar campeonato mundial CBLP Gi  Fortaleza-ceará 
1° lugar campeonato dia do jiu-jitsu em Ananindeua Gi 
1° lugar campeonato dia do jiu-jitsu em Ananindeua Gi absoluto 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES