MENU

BUSCA

Jovem que venceu o melhor do mundo no xadrez é acusado de trapacear com dispositivo anal; entenda

Hans Niemann ganhou de Magnus Carlsen e foi acusado de trapaça; jogador se defende e diz que jogaria pelado para provar que 'está limpo'

Gabriel Mansur

Um jovem de 19 anos está sendo acusado de trapacear em um jogo de xadrez após ganhar do campeão mundial Magnus Carlsen (31). Antes da partida, o streamer estadunidense era o 49º no ranking mundial do esporte. O rapaz chegou a declarar que poderia “jogar pelado” para provar que não trapaceou.

VEJA MAIS

Magnus Carlsen não aceitou muito bem a derrota, e se retirou da competição, insinuando que havia algo errado. Por meio do Twitter, o competidor postou um vídeo do técnico português José Mourinho dizendo: “Prefiro não falar, se falar, terei um grande problema”.

Jogadores profissionais do esporte se dividiram entre apoiar o jovem jogador ou o melhor do mundo. Alguns afirmaram que Niemann não poderia vencer a partida em condições normais, enquanto outros criticaram a atitude de Carlsen

Vitória teve consequências negativas e também foi 'um sonho virando realidade'

Niemann teve a conta no Chess.com, maior plataforma de xadrez online no mundo, banida por conta da desconfiança do melhor do mundo. Além disso, a organização do campeonato reforçou as medidas de segurança, o que não impediu o jovem jogador de vencer a partida posterior, onde repetiu a boa atuação.

O jogador confessou já ter trapaceado em jogos online no passado, quando tinha apenas 16 anos, mas que nunca trapaceou em jogos presenciais. Além disso, Niemann disse: “Ver meu maior herói tentar arruinar minha carreira no xadrez é muito decepcionante [...]. Derrotá-lo foi um sonho virando realidade”.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ana Carolina Matos)

Mais Esportes