MENU

BUSCA

F1: Max Verstappen sofre ataque no final, mas resiste a Lando Norris e vence GP da Emilia-Romagna

Piloto holandês segue sendo o líder do campeonato e Charles Leclerc assume a vice-liderança

Agence France-Presse

O piloto holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, a sua quinta vitória em sete corridas realizadas, aumentando a sua liderança no Mundial de Fórmula 1, neste domingo (19) no circuito de Ímola, na Itália, em que resistiu ao assédio do britânico Lando Norris (McLaren).

Norris terminou em segundo e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) completou o pódio. O quarto lugar ficou com Oscar Piastri (McLaren) e o quinto com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari). 

VEJA MAIS 

F1: Após início ruim, Max Verstappen faz a pole do GP de Ímola e iguala recorde de Ayrton Senna
Tricampeão se superou após ter feito treinos livres ruins e fez a melhor volta do final de semana

Após queixas de automobilistas, F1 e Ferrari testam cobertura de pneus para corridas com chuva
O dispositivo vem sendo desenvolvido com o objetivo de facilitar a visibilidade dos pilotos durante corridas com chuva

Piloto da F1, Lewis Hamilton lamenta tragédia no RS e diz: 'Gostaria de poder estar lá para ajudar'
Heptacampeão reafirmou que a situação no estado é triste e que tem tentado ajudar de longe, da forma que pode

Verstappen conquistou um novo triunfo controlando seus rivais, especialmente Norris, a quem conteve na largada e na parte final da corrida. 

"Com mais umas duas voltas eu poderia ter ultrapassado o Max. Difícil, foi uma pena, lutei até a última volta. Mas podemos dizer que estamos no mesmo nível da Red Bull e da Ferrari, lutando para ficar em segundo ou primeiro", disse Norris após o GP. 

Verstappen, que largou da pole position, reconheceu que o seu concorrente britânico o levou ao máximo: "Tive que forçar muito para ter essa diferença no início. Estávamos muito fortes no meio, mas nas últimas dez voltas fiquei sem aderência".

O horizonte parecia completamente aberto para 'Mad Max' no circuito Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, mas o atual tricampeão mundial suou muito para alcançar a 59ª vitória da carreira.

Ao volante de seu poderoso Red Bull, ele cruzou a linha de chegada com menos de um segundo de vantagem sobre Norris, vencedor da última corrida, em Miami, no início de maio, com Verstappen em segundo lugar. 

Leclerc se consola

Atrás da luta pela vitória estava a primeira Ferrari, de Leclerc, para consolo da torcida local. Como a maioria das equipes, a 'Scuderia' adicionou uma série de melhorias aos seus SF-24 neste fim de semana, cultivando esperanças de vitória em casa. 

"Pelo menos é um pódio! Mas não fico feliz quando não ganho. Hoje não conseguimos", disse Leclerc.

Seu companheiro Sainz, que deixará a equipe no final da temporada, não gostou das mudanças no carro: "No geral é muito difícil de pilotar. Algo que precisamos investigar". 

Atrás vieram as duas Mercedes, com o britânico Lewis Hamilton em sexto e seu compatriota George Russell em sétimo. 

No Mundial, Verstappen tem agora 48 pontos de vantagem sobre o novo segundo colocado, Leclerc, que supera o outro piloto da Red Bull, Sergio Pérez, que pouco apareceu em Ímola, terminando apenas em oitavo. 

 Senna 'Forever' 

O fim de semana foi a ocasião para o paddock homenagear Ayrton Senna, falecido há 30 anos em Ímola. Em uma coincidência simbólica, Verstappen conquistou a oitava pole consecutiva, todas possíveis desde o Grande Prêmio de Abu Dhabi, em 2023, igualando um recorde do lendário ídolo brasileiro.

Sebastian Vettel, aposentado da F1 e tetracampeão mundial, pilotou a McLaren MP4/8 de Senna neste domingo para emoção do público.

"Além de ser um piloto incrível, ele representa muito mais", disse Vettel, vestindo uma camisa com as cores do Brasil e a mensagem 'Forever' ('Para sempre'). 

O alemão também liderou uma volta de honra a pé nesta semana no circuito, com os pilotos de F1, F2 e F3, antes de observar um minuto de silêncio em memória de Senna, na curva Tamburello, onde faleceu. 

"Ele era uma figura de destaque, uma voz que lutou pela educação e contra a pobreza", lembrou. 

Ao longo do fim de semana os pilotos e equipes também lembraram do austríaco Roland Ratzenberger, falecido um dia antes de Senna em outro acidente.

Resultado da corrida 

  1. Max Verstappen 
  2. Lando Norris
  3. Charles Leclerc
  4. Oscar Piastri
  5. Carlos Sainz Jr 
  6. Lewis Hamilton
  7. George Russell
  8. Sergio Pérez
  9. Lance Stroll
  10. Yuki Tsunoda
  11. Nico Hülkenberg 
  12. Kevin Magnussen 
  13. Daniel Ricciardo 
  14. Esteban Ocon 
  15. Zhou Guanyu
  16. Pierre Gasly (
  17. Logan Sargeant
  18. Valtteri Bottas
  19. Fernando Alonso 

Abandonos: Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes): problema mecânico na 54ª volta.

 

Mais Esportes