F1 hoje: situação do campeonato e como as equipes chegam para o grande prêmio da Holanda
Corrida ocorre neste domingo (4), a partir das 10h
O final de semana tem o Grande Prêmio da Holanda, a 15° corrida do calendário desta temporada da Fórmula 1. O líder do campeonato Max Verstappen correrá em casa e poderá ficar ainda mais próximo do título se vencer. Já a Ferrari tentará, mais uma vez, se recuperar para brigar, ao menos, pelo vice-campeonato.
Circuito
O Grande Prêmio da Holanda é disputado no circuito de Zandvoort. É a pista mais curta das provas da F1, com pouco mais de 4,2 km e 14 curvas. O traçado havia ficado de fora do calendário da F1 por 31 anos e retornou em 2021 e com direito a vitória do holandês Max Verstappen. A prova terá um total de 77 voltas e deve pedir bastante pneu.
Para esta corrida, a organização do circuito colocou, na curva 12, uma espécie de brita falsa, que, na realidade, é uma resina colocada no primeiro metro da área de escape. Com isso, os pilotos devem perder tempo se saírem da pista e não vão deixar sujeira no traçado.
Red Bull
A Red Bull está mais confortável do que nunca em primeiro lugar, tanto no campeonato de pilotos quanto no de equipes. Depois da dobradinha da Bélgica, com Max Verstappen em primeiro e Sergio Pérez em segundo, o time chega na Holanda para tentar repetir os excelentes resultados que vem tendo.
No entanto, já no Treino Livre 1, Verstappen teve problema com o sistema de transmissão e terá de trocar partes da caixa de câmbio. Se o carro receber uma nova, isso gerá uma punição de no mínimo cinco posições no grid de largada. Vale ressaltar que o traçado de Zandvoort é bem diferente do da Bélgica, então, uma corrida de "recuperação" para Max pode ser complicada.
Ferrari
A Ferrari vive dias complicados. O GP da Bélgica foi mais uma demonstração dos erros de estratégias da equipe, que ainda teve de lidar com a falta de rendimento dos carros. Tudo isso custou ao time a perda do segundo lugar no mundial de pilotos de Charles Leclerc, agora o monegasco é o terceiro, o que deixa as chances de brigar pelo título muito mais difíceis. Mesmo com os problemas nos modelos, Leclerc e Carlos Sainz dominaram o Treino Livre 2.
Mercedes
Mesmo com a falta de rendimento nas retas, os carros do time alemão são bons nas curvas e isso pode dar uma vantagem para Lewis Hamilton e George Russell neste GP, visto que Zandvoort tem um traçado curto, com muitas curvas.
Russell e Hamilton dominaram o TL1, ficando em primeiro e segundo lugar respectivamente. Nos Treinos Livres, a Mercedes testou algumas peças e parece que a equipe vai com uma asa traseira atualizada para a corrida. Lewis também teve de mexer em algumas peças do carro por conta da batida que teve com Fernando Alonso no GP da Bélgica, mas não vai receber punição.
Agenda
A partir das 7h deste sábado (3), ocorre o Treino Livre 3. Já às 10h será realizada a classificação. No domingo (4), às 10h, acontece a corrida.
Confira a classificação dos pilotos
- M. Verstappen - 284
- S. Perez - 191
- C. Leclerc - 186
- C. Sainz Jr. - 171
- G. Russell - 170
- L. Hamilton - 146
- L. Norris - 76
- E. Ocon - 64
- F. Alonso - 51
- V. Bottas - 46
- K. Magnussen - 22
- S. Vettel - 20
- D. Ricciardo - 19
- P. Gasly - 18
- M. Schumacher - 12
- Y. Tsunoda - 11
- G. Zhou - 5
- A. Albon - 4
- L. Stroll - 4
- N. Latifi - 0
- N. Hulkenberg - 0
Equipes
- Red Bull - 475
- Ferrari - 357
- Mercedes - 316
- Alpine - 115
- McLaren - 95
- Alfa Romeo - 51
- Haas - 34
- AlphaTauri - 29
- Aston Martin - 24
- Williams - 4
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)